Página Inicial Tecnologia Interpol alerta para ‘boom’ de fábricas de golpes digitais no planeta

Interpol alerta para ‘boom’ de fábricas de golpes digitais no planeta

Publicado pela Redação

Segundo a Interpol, operações similares agora foram identificadas em pelo menos mais quatro países asiáticos. Há evidências de que o modelo também está se espalhando para outras regiões, como a África Ocidental, onde crimes financeiros cibernéticos já são comuns, o Oriente Médio, e a América Central.

A agência policial descreve o problema como uma “crise global”. As vítimas, originárias de ao menos 66 países de todos os continentes, são frequentemente atraídas por ofertas falsas de emprego e depois mantidas em cativeiro nos complexos de golpes.

Muitas são chantageadas por dívidas, espancadas, exploradas sexualmente e, em alguns casos, torturadas.

Enquanto os primeiros relatos da Interpol apontavam majoritariamente vítimas de língua chinesa, atualmente pessoas traficadas para esses centros de fraude também são oriundas de regiões como América do Sul, África Oriental e Europa Ocidental.

“Enfrentar essa ameaça que se globaliza rapidamente requer uma resposta internacional coordenada”, disse Cyril Gout, chefe interino dos serviços policiais da Interpol.

Cresce o uso de inteligência artificial

Dentro desses centros, as vítimas são obrigadas a executar golpes online, principalmente visando pessoas no exterior para roubar dinheiro. Uma operação liderada pela Interpol em 2024 revelou dezenas de casos como este.

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário