Página Inicial Saúde Mulher diz que produto da WePink queimou sua córnea – 11/07/2025 – Equilíbrio

Mulher diz que produto da WePink queimou sua córnea – 11/07/2025 – Equilíbrio

Publicado pela Redação

O uso de cosméticos para a região dos olhos exige cuidados redobrados, visto que se trata de uma área bastante sensível. Recentemente, uma cabeleireira de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, relatou ter recebido um diagnóstico de queimadura de córneas após usar um fortalecedor de cílios.

Em vídeo publicado no Instagram, Lidiane Herculano, 45, contou que sentiu uma leve ardência ao aplicar o WeDrop, produto da marca WePink, da influenciadora Virginia Fonseca, vendido com a promessa de aumentar o volume e estimular o crescimento de cílios e sobrancelhas. Horas depois, segundo ela, a dor se agravou e sua visão ficou nebulosa. Ela então lavou os olhos com com água boricada e foi dormir.

No dia seguinte, procurou um oftalmologista e recebeu o diagnóstico. “Ouvi que se eu não tivesse lavado [os olhos] poderia ter sido pior”, disse. Vinte dias após o episódio, ela contou à reportagem que trata a lesão com um colírio e que ainda sente um pouco de dor ao lacrimejar.

Procurada, a WePink disse que aguarda o envio do produto pela cliente para que seja feita uma análise. Lidiane, contudo, argumenta que o produto é a única prova que possui e que só o enviará mediante ordem judicial —ela afirma que vai entrar com uma ação contra a empresa.

Outras consumidoras relatam reações adversas semelhantes após usar o WeDrop.

No site Reclame Aqui, por exemplo, há pelo menos dez queixas ao produto, registradas desde 2023. Entre os relatos há reclamações sobre alergia, inchaço, coceira, secreção e lesão na córnea. Sobre esses casos, as consumidoras dizem ainda que a empresa solicitou a devolução do produto e reembolsou o valor pago.

Procurado novamente nesta sexta-feira (11), por mensagem para comentar as queixas no site, o advogado da WePink não respondeu até a publicação deste texto.

Especialistas consultados pela Folha afirmam que substâncias tóxicas podem causar lesões na córnea, membrana que protege as estruturas internas do olho. Em casos extremos, podem levar à cegueira. As sustâncias derivadas de ácidos são as que mais apresentam riscos aos olhos, afirmam os médicos.

Wilma Lelis Barboza, oftalmologista e presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, diz que as lesões podem provocar visão turva temporária ou definitiva, caso sejam profundas. Alguns casos graves, segundo ela, são reversíveis apenas com um transplante de córnea.

Fábio Ribas, oftalmologista especializado em retina, diz que qualquer cosmético, mesmo que seja aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso na pele, pode ser abrasivo. Ou seja, pode causar lesões na córnea. “Pode ser um produto bom para a pele, mas que pode ser tóxico para os olhos.”

Segundo Cesar Motta, diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, é necessário ter cuidado com o uso, na área dos olhos, de produtos que não sejam oftalmologicamente aprovados. “O teste oftalmológico e o dermatológico são procedimentos realizados com o produto em contato direto com a região dos olhos ou da pele, para verificar se causa algum tipo de irritação”, diz.

Sintomas e o que fazer

Motta afirma que é importante estar atento aos primeiros sinais de irritação. “O paciente tende a sentir ardência ocular, lacrimejamento e uma sensação de dor e incômodo muito grande. Além disso, outro sintoma comum é a fotofobia, que é o incômodo excessivo com a luz.”

Nesses casos, o recomendado é, de imediato, lavar bem a região dos olhos, usando também colírio lubrificante ou soro fisiológico. “Em seguida, é preciso procurar o oftalmologista o mais breve possível para ser examinado.”

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário