Página Inicial Negócios Preço do café cai ao consumidor pela 1ª vez após 16 meses de alta

Preço do café cai ao consumidor pela 1ª vez após 16 meses de alta

Publicado pela Redação


Preço do café está caindo no campo.
Adobe Stock
O preço do café caiu pela 1ª vez ao consumidor após 16 meses de alta, segundo o indicador de inflação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o IPC.
Entre o dia 16 de junho e 15 de julho, o preço do café em pó teve queda de 0,18%, na comparação com o período de 16 de maio a 15 de junho.
Por outro lado, o café ainda está 86,5% mais caro do que há um ano atrás.
➡️Em junho, economistas entrevistados pelo g1 já afirmavam que o preço do café nos supermercados ia começar a cair a partir do segundo semestre.
Isso porque, no campo, as cotações já diminuíram após o início da colheita no Brasil, que começou em março e vai até setembro. Os meses mais fortes de colheita são junho e julho.
📉A tendência é que os preços continuem em queda por causa do avanço da safra.
Mas ainda não há certeza de que a tarifa de 50% que o presidente dos EUA, Donald Trump, impôs aos produtos brasileiros possa reduzir ainda mais os preços do café no Brasil.
Isso porque o setor ainda aguarda possíveis negociações do governo com os EUA, que compram 16% do café exportado pelo Brasil e são o maior cliente do produto nacional no mundo.
Além disso, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) diz que países como China, Índia, Indonésia e Austrália podem absorver parte da produção, pois são grandes consumidores e já compram café brasileiro.
Leia também:
EUA dependem do café brasileiro, e substituição por outros países não seria simples, dizem especialistas
Governo se prepara para reação de Trump a operação da PF contra Bolsonaro
Afinal, café bom vai todo pra fora do Brasil?
‘Café fake’: saiba diferenciar café e pó sabor café na prateleira

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário