Página Inicial Saúde Receita apreende 337 canetas Mounjaro em aeroporto no CE – 12/04/2025 – Equilíbrio e Saúde

Receita apreende 337 canetas Mounjaro em aeroporto no CE – 12/04/2025 – Equilíbrio e Saúde

Publicado pela Redação

A Receita Federal apreendeu, na última quinta-feira (10), 357 unidades de medicamentos para emagrecimento no aeroporto de Fortaleza, a maior parte delas (337) da marca Mounjaro. A carga foi encontrada com dois passageiros que desembarcaram em voos internacionais diferentes.

Um deles, um homem, levava 60 canetas de Mounjaro dentro da calça. Depois, uma passageira teve a bagagem revistada, e agentes encontraram 277 canetas de Mounjaro e 20 unidades de retatrutida.

Concorrente do Ozempic, o Mounjaro (tirzepatida) é um remédio para diabetes tipo 2 que teve eficácia contra a obesidade em ensaios clínicos. O retatrutida ativa peptídeos intestinais e pode resultar em redução da massa corporal, provocando perda de peso.

Segundo a farmacêutica Eli Lilly, o Mounjaro estará disponível para venda no Brasil a partir do dia 7 de junho.

Até 2024, importar Mounjaro custava mais de R$ 5.000 por tubo. O medicamento é aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser um tratamento correlacionado com dieta e exercícios, a fim de melhorar o controle glicêmico em adultos com diabetes tipo 2.

Segundo a Receita Federal, a regulamentação da Anvisa é exclusivamente para importação por pessoas físicas, mediante receita médica. A importação por pessoas jurídicas e a venda no mercado brasileiro ainda são proibidas.

Em janeiro, a Receita já havia realizado apreensão de 176 canetas de Mounjaro no aeroporto de Fortaleza. Escondido em materiais de pesca por um passageiro que saiu de Miami, nos Estados Unidos, o medicamento foi avaliado em R$ 600 mil.

Em março, 100 canetas foram apreendidas debaixo da roupa de um passageiro que embarcou em Paris e desembarcou em Vitória da Conquista, na Bahia.

Promessas de emagrecimento rápido e seguro a preços baixos com a manipulação dos princípios ativos do Ozempic e também do Mounjaro viraram febre nas redes sociais.

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário