Página Inicial Saúde Rim de porco é removido nos EUA após rejeição do órgão – 12/04/2025 – Equilíbrio e Saúde

Rim de porco é removido nos EUA após rejeição do órgão – 12/04/2025 – Equilíbrio e Saúde

Publicado pela Redação

Cirurgiões removeram o rim de um porco geneticamente modificado de uma mulher do Alabama (Estados Unidos) após ela sofrer rejeição aguda do órgão, disseram na sexta-feira (11) autoridades do NYU Langone Health.

Towana Looney, 53, viveu com o rim por 130 dias, o que é mais tempo do que qualquer outra pessoa tolerou um órgão de um animal geneticamente modificado. Ela retomou a diálise, disseram autoridades do hospital.

Robert Montgomery, cirurgião de Looney e diretor do Instituto de Transplantes do NYU Langone, disse que o explante não foi um retrocesso para o campo da xenotransplante —o esforço de usar órgãos de animais para substituir aqueles que falharam em humanos.

“Este é o maior tempo que um desses órgãos durou”, disse ele em uma entrevista, acrescentando que Looney tinha outras condições médicas que poderiam ter complicado seu prognóstico.

“Tudo isso leva tempo”, disse ele. “Este jogo será vencido por melhorias incrementais, simples e duplas, não tentando acertar um home run.”

Um tratamento adicional de Looney poderia ter salvado o órgão, mas ela e sua equipe médica decidiram que não era adequado, disse Montgomery.

“A prioridade número um é a segurança; precisávamos ter certeza de que ela ficaria bem”, disse ele.

Looney, que voltou para sua casa no Alabama após ir a Nova York para tratamento, disse em um comunicado que estava grata pela oportunidade de participar do procedimento inovador.

“Pela primeira vez desde 2016, aproveitei o tempo com amigos e família sem ter que me planejar em torno dos tratamentos de diálise”, disse em um comunicado fornecido pelo NYU Langone.

“Embora o resultado não seja o que ninguém queria, sei que muito foi aprendido com meus 130 dias com um rim de porco, e que isso pode ajudar e inspirar muitos outros em sua jornada para superar a doença renal”, disse ela.

Autoridades do hospital declararam que a função renal de Looney caiu após ela sofrer rejeição do órgão. A causa estava sendo investigada, afirmou Montgomery. A resposta ocorreu após uma redução nos medicamentos imunossupressores que ela estava tomando para tratar uma infecção não relacionada, acrescentaram.

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário