“Criar um novo aplicativo é difícil e, na maioria das vezes, quando tentamos criar um novo aplicativo, ele não ganhou muita tração”, disse Zuckerberg ao tribunal.
“Provavelmente, tentamos criar dezenas de aplicativos ao longo da história da empresa e a maioria deles não deu certo”, disse.
O depoimento de Zuckerberg ocorre no momento em que a Meta está se defendendo, anos após a divulgação de declarações delicadas retiradas de documentos do próprio Facebook, como um email de 2008 no qual ele disse que “é melhor comprar do que competir”.
A empresa argumenta que suas intenções passadas são irrelevantes porque a FTC definiu o mercado de mídia social de forma imprecisa e não levou em conta a forte concorrência que a Meta tem enfrentado do TikTok da ByteDance, do YouTube da Alphabet e do aplicativo de mensagens da Apple.
A FTC acusa a Meta de deter o monopólio das plataformas usadas para compartilhar conteúdo com amigos e familiares, sendo que seus principais concorrentes nos Estados Unidos são o Snapchat da Snap e o MeWe, um pequeno aplicativo de mídia social voltado para a privacidade lançado em 2016.
As plataformas em que os usuários transmitem conteúdo para estranhos com base em interesses compartilhados, como X, TikTok, YouTube e Reddit, não são intercambiáveis, argumenta a FTC.