Trump o criou o departamento e encarregou o bilionário Elon Musk de comandá-lo com o objetivo de reduzir o que eles dizem ser desperdício, fraude e abuso na burocracia federal.
Embora os democratas tenham reconhecido o potencial da IA para modernizar o governo dos EUA, eles levantaram preocupações sobre o monitoramento de funcionários e o acesso a dados confidenciais pelo Doge e suas tecnologias de inteligência artificial.
“Isso apresenta sérios riscos de segurança… e possível responsabilidade criminal se não for tratado corretamente, e tem o potencial de prejudicar a adoção bem-sucedida e apropriada da IA”, disse a carta, encabeçada pelos deputados Donald Beyer, Mike Levin e Melanie Stansbury.
Autoridades de Trump disseram que a IA está sendo usada para procurar comunicações de trabalhadores considerados hostis ao governo, e o Doge utiliza a tecnologia Grok AI da startup xAI de Musk, informou a Reuters na semana passada.
O Escritório de Gestão e Orçamento da Casa Branca (OMB, da sigla em inglês), destinatário da carta dos democratas, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
A Agência de Proteção Ambiental (EPA, da sigla em inglês) havia dito anteriormente que busca uma IA para tornar a EPA mais eficiente, mas não a estava usando para “decisões de pessoal em conjunto com o Doge”.