A mãe de uma adolescente negra de 12 anos registrou um boletim de ocorrência após a menina e um amigo negro serem alvo de uma abordagem racista por uma segurança do shopping Pátio Higienópolis, na região nobre de São Paulo. O incidente ocorreu na tarde da última quarta-feira (16), por volta do meio-dia e meia.
Leni Pires das Mercês relatou o ocorrido e expressou a indignação e o abalo emocional da filha. Segundo ela, os adolescentes, ambos estudantes do colégio Equipe, vizinho ao shopping, foram ao estabelecimento para almoçar, após uma aula extra sobre letramento racial e condutas antirracistas.
De acordo com o relato da mãe, uma segurança do shopping abordou a amiga branca do grupo e questionou se os adolescentes negros estariam incomodando ou pedindo dinheiro.
Após o incidente, um professor do colégio Equipe que estava no local interveio, e a coordenação da escola registrou uma queixa formal no shopping. Leni também foi à administração para registrar sua reclamação, após convencer a filha, inicialmente relutante em retornar ao local devido ao trauma.
Leni Pires das Mercês enfatizou o impacto do racismo sofrido pela filha e seu amigo. Ela compartilhou que insistiu para que a filha a acompanhasse até o shopping para registrar a reclamação, pois era importante que a menina entendesse que ela tem o direito de frequentar esses espaços.
Na conversa com a segurança e a administradora do shopping, Leni ouviu um pedido de desculpas e a alegação de que os funcionários passam por treinamento. No entanto, a mãe questionou a eficácia desse treinamento diante do ocorrido, classificando a abordagem como “racismo explícito” e demonstrando preocupação com o tratamento dado a pessoas em vulnerabilidade no local.
O shopping, em resposta à reclamação, alegou que a segurança envolvida era negra e que a empresa preza pela diversidade, argumento que Leni considerou insuficiente para resolver o problema.
Leni registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia Virtual de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância. “Onde eu puder, eu vou falar. Porque não pode isso acontecer, a gente tá em 2025. Como que eu posso estar aqui falando sobre isso?”, afirmou.
O Shopping Pátio Higienópolis, em nota à CNN, lamentou o ocorrido e informou que está em contato com a família dos adolescentes. O empreendimento declarou que o comportamento adotado não reflete seus valores e que o caso está sendo tratado com a máxima seriedade.
O shopping também comunicou que possui uma grade frequente de treinamentos e letramento, que será ainda mais reforçada para reiterar o compromisso com um espaço seguro e acolhedor para todos.
A Polícia Civil informou que o Boletim de Ocorrência, registrado por meio eletrônico, será encaminhado ao distrito policial da área onde ocorreu o incidente para que as devidas investigações e esclarecimentos dos fatos sejam realizados.
*Sob supervisão