Página Inicial Saúde SUS: consultas em São Paulo serão confirmadas no WhatsApp – 25/04/2025 – Equilíbrio e Saúde

SUS: consultas em São Paulo serão confirmadas no WhatsApp – 25/04/2025 – Equilíbrio e Saúde

Publicado pela Redação

Consultas e exames agendados na rede pública municipal de São Paulo vão passar as ser confirmados via WhatsApp a partir do dia 5 de maio. O processo atualmente é feito por telefone.

O objetivo do serviço é agilizar o atendimento e reduzir o número de faltas, diz a Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a pasta, 50% das pessoas não confirmam a presença e 25% nem sequer comparecem à consulta.

O paciente receberá uma mensagem do número (11) 98889-0156, identificado como Chat SP156 – Confirmação de agenda SUS, contendo informações referentes à consulta ou ao exame, como data, hora, especialidade, procedimento, unidade e endereço. E será convidado a selecionar uma das opções: “confirmar” ou “cancelar”.

Para receber a confirmação, os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) da capital devem salvar o número (11) 98889-0156 na agenda do celular. Também é preciso manter os dados registrados e atualizados no aplicativo Agenda Fácil ou de forma presencial em qualquer unidade de saúde da rede municipal.

Para aqueles que não possuem telefone ou WhatsApp, a secretaria afirma que é essencial manter um número de contato para recados, seja na UBS (Unidade Básica de Saúde), em outro equipamento de saúde ou por meio da visita de um agente comunitário.

AVALIAÇÃO DO ATENDIMENTO NO ESTADO

O Governo de São Paulo, por sua vez, passa a utilizar, a partir da próxima segunda-feira (28), uma nova ferramenta digital para pacientes avaliarem o atendimento em hospitais da rede estadual.

Também será questionado se houve cobrança de qualquer valor e, caso a resposta seja positiva, o paciente será encaminhado à Ouvidoria para formalizar uma denúncia.

O Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, será o primeiro a adotar o serviço, que será realizado com envio de mensagem no celular e e-mail aos pacientes para responder à pesquisa de satisfação da Ouvidoria Geral do SUS.

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