Página Inicial Política Lula convida Wolney, nº 2 do Ministério da Previdência, para lugar de Lupi

Lula convida Wolney, nº 2 do Ministério da Previdência, para lugar de Lupi

Publicado pela Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou Wolney Queiroz para substituir Carlos Lupi na chefia do Ministério da Previdência Social, comunicou o Palácio do Planalto por meio de nota.

Lupi pediu demissão do governo na tarde desta sexta-feira (2), após reunião com Lula. O agora ex-ministro vinha sendo pressionado no cargo em meio às investigações sobre fraudes em descontos associativos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), autarquia sob alçada da pasta.

O substituto Wolney Queiroz é, atualmente, secretário-executivo do Ministério da Previdência Social. Na hierarquia da pasta, ele só estava abaixo de Lupi.

Ex-deputado federal por Pernambuco, Wolney é filiado ao mesmo partido de Lupi: o PDT, que era presidido pelo agora ex-ministro até ele assumir a chefia da pasta da Previdência, em 2023.

De acordo com o Palácio do Planalto, a exoneração de Lupi e a nomeação de Wolney devem ser publicadas no Diário Oficial da União ainda nesta sexta, em edição extra.

Lupi é a 11ª troca na Esplanada dos Ministérios no terceiro mandato do presidente Lula, sendo a oitava demissão. A última havia ocorrido há menos de um mês, com Juscelino Filho deixando o Ministério das Comunicações após ser denunciado por desvio de emendas parlamentares.

Via redes sociais, Lupi disse que continuará “acompanhado de perto e colaborando” com o governo para que aposentados e pensionistas que tenham tido descontos indevidos sejam ressarcidos “integralmente”.

“Tomo esta decisão (pela demissão) com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso”, afirmou.

Conheça as principais fraudes contra beneficiários do INSS

 

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário