Página Inicial Esportes Remadoras britânicas retomam travessia do Pacífico após resgate em alto mar

Remadoras britânicas retomam travessia do Pacífico após resgate em alto mar

Publicado pela Redação

Duas britânicas retomaram nesta segunda-feira (5) a audaciosa tentativa de remar 12,9 mil km sem parar pelo Oceano Pacífico, após um resgate dramático em alto mar.

Miriam Payne (25) e Jess Rowe (28) esperam se tornar a primeira dupla feminina a atravessar o Pacífico sem apoio. Elas foram forçadas a abortar a primeira tentativa quando o leme de seu barco de nove metros, o Velocity, quebrou a 350 milhas da costa do Peru no mês passado, deixando-as à deriva.

“Estamos tentando ver o lado positivo: foi o melhor teste que poderíamos ter”, disse Payne à Reuters em Lima. “Foi uma situação de alto estresse, mas trabalhamos muito bem juntas.”

A dupla, que batizou o desafio de “Seas The Day”, contou com a ajuda do velejador peruano Alec Hughes, que passou dois dias navegando para resgatá-las e uma semana rebocando o barco de volta ao porto para reparos.

“Estávamos praticamente fora das águas internacionais. Sem o Alec, teríamos que abandonar o barco no mar, o que seria devastador”, disse Payne.

O conserto mobilizou esforços internacionais, com um estaleiro em Norfolk, no Reino Unido, fabricando novos lemes, que chegaram a Lima antes do prazo de 8 de maio para evitar a temporada de ciclones.

A rota Lima-Austrália, que aproveitará ventos e correntes favoráveis, deve levar seis meses. Sem apoio, elas carregam apenas o essencial: painéis solares, um dessalinizador e comida desidratada para consumir 5 mil calorias diárias.

Além de tempestades, tubarões e baleias, as remadoras enfrentarão dores físicas, como bolhas e feridas de sal. Ambas já venceram a “World’s Toughest Row” (Remada Mais Difícil do Mundo) no Atlântico em 2022.

A dupla também busca arrecadar £50 mil (cerca de R$ 374 mil) para o Outward Bound Trust, que promove aventuras educativas para jovens.

“Queremos inspirar mais pessoas a saírem da zona de conforto”, disse Rowe.

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário