“Sempre acordo com olheiras. O que posso fazer em casa para melhorar a aparência delas de manhã?”. Olheiras e bolsas sob os olhos são tão indesejadas que há uma série de tratamentos populares disponíveis, que vão de cosméticos caros a procedimentos estéticos. Mas alguns cuidados caseiros também podem ser eficazes.
Dois truques rápidos que recomendo:
- Cafeína: Experimente colocar sachês de chá-preto gelados e úmidos sob os olhos. A cafeína contrai os vasos sanguíneos. É por isso que a pressão arterial costuma subir um pouco após o café da manhã. Como também é absorvida pela pele, a aplicação tópica pode reduzir os vasos que escurecem e incham a região dos olhos. Em um pequeno ensaio clínico duplo-cego, pesquisadores constataram que um gel frio com cafeína e um gel placebo gelado ajudaram a reduzir bolsas. Em cerca de 25% dos participantes, a cafeína trouxe uma melhora extra além do efeito do frio.
- Colher gelada: Deixe uma colher de metal na geladeira durante a noite ou mergulhe-a em água com gelo enquanto segue sua rotina matinal. Aplique o lado convexo com delicadeza sobre a área inchada até que a colher esquente. O frio ajuda a contrair os vasos sanguíneos. Caso não goste da ideia de usar uma colher no rosto, opte por fatias frias de pepino ou mesmo pacotes congelados de ervilha, ou cenoura. O que estiver à mão. Mas sempre envolva em um pano. Objetos congelados não devem ser aplicados diretamente sobre a pele.
Mudanças na região dos olhos são parte natural do envelhecimento.
Com o passar dos anos, a pele abaixo dos olhos perde firmeza e elasticidade, o que causa inchaço. As bolsas também podem parecer mais profundas devido à redução das almofadas de gordura da pálpebra inferior. As olheiras podem ser causadas por sombras dessas alterações, hiperpigmentação ou vasos dilatados visíveis sob a pele fina. Fatores genéticos também influenciam.
“As bolsas sob os olhos inevitavelmente se desenvolvem com a idade e com a alteração da estrutura facial”, diz Anisha Kumar, cirurgiã plástica facial de Nova York. Segundo Kumar, os cuidados caseiros atuam temporariamente na redução do inchaço e visam diminuir inflamações, contrair vasos ou reduzir retenção de líquidos.
Como prevenir olheiras e bolsas nos olhos
Não podemos mudar a idade ou a genética. Mas há algumas atitudes que podem ajudar a evitar olheiras e bolsas:
- Retinoides tópicos: São a melhor aposta, com forte respaldo científico. Fazem parte de uma rotina de cuidados com a pele simples e eficaz. Retinoides ajudam a uniformizar o tom da pele e melhorar a elasticidade, o que pode reduzir bolsas e sombras. Devem ser usados à noite e acompanhados de filtro solar, pois aumentam a sensibilidade da pele ao sol. Os resultados levam tempo para aparecer
- Reduza o esforço ocular e durma melhor: A exposição prolongada às telas provoca dilatação dos vasos sob os olhos, o que os torna mais visíveis. O piscar diminui drasticamente diante das telas. Recomendo configurar um alarme a cada 20 minutos para piscar com intenção ou afastar-se da tela por um minuto. Dormir mal também é um fator clássico. Dormir de sete a nove horas por noite, diz Kumar, contribui para uma aparência mais saudável em qualquer idade.
- Pare de fumar e reduza o consumo de álcool: Ambos estão associados ao aumento do inchaço na região dos olhos, independentemente da idade.
Outras dicas comuns fazem sentido do ponto de vista teórico, embora faltem estudos que confirmem sua eficácia. Dormir com a cabeça elevada pode facilitar a drenagem de líquidos que se acumulam sob as pálpebras. Comer menos sal também é uma sugestão simples e saudável para tentar.
Evite esfregar os olhos, pois isso pode romper capilares delicados nas pálpebras e contribuir com o surgimento de olheiras. Converse com um profissional sobre colírios e sobre possíveis causas do incômodo, como alergias.
E o creme para hemorróidas?
Um “truque de tapete vermelho” que circula nas redes sociais há anos? Creme para hemorróidas.
Sim, isso mesmo.
Esses cremes costumam conter dois ingredientes relevantes: fenilefrina, que contrai vasos, e um corticosteroide, que reduz inflamação. Ambos podem, em tese, ajudar a melhorar a aparência dos olhos cansados em uma emergência, mas o uso de esteroides pode enfraquecer os tecidos delicados da região. Por isso, gastroenterologistas não recomendam o uso por mais de uma semana.
Mais preocupante ainda: a aplicação de corticosteroides perto dos olhos pode aumentar o risco de glaucoma, condição que danifica o nervo óptico e pode levar à cegueira. Em resumo: melhor deixar esse creme para o fim a que se destina.
O que quero que meus pacientes saibam
Na maioria das vezes, olheiras e bolsas nos olhos não representam um problema grave. Mas podem ser sinal de alguma condição médica. Alergias, por exemplo, congestionam as vias nasais, o que aumenta a pressão e causa acúmulo de sangue sob os olhos, deixando a região escura e inchada.
Se a aparência dos olhos causa incômodo, vale conversar com seu médico sobre possíveis causas e discutir se tratamentos mais avançados ou procedimentos estéticos são indicados.