Jannik Sinner fez um retorno vitorioso ao tênis no sábado (10) após cumprir suspensão por doping de três meses, derrotando Mariano Navone diante de uma torcida entusiasmada no Aberto da Itália, sua casa.
O italiano ainda mantém a posição de número 1 do mundo apesar de sua ausência forçada do esporte e fez jus a esse posto, superando um impressionante Navone por 6-3, 6-4 em Roma.
Foi a reação de sua torcida local, que lhe deu uma ovação de pé, que “significa muito mais do que qualquer resultado”, disse ele aos repórteres. Um torcedor levantou uma placa que dizia “Bentornato Jannik (Bem-vindo de volta Jannik)”, outros se vestiram de laranja, em referência aos cabelos ruivos de Sinner, ou se debruçaram sobre as grades enquanto ele treinava para tirar fotos.
Doping
Sinner estava jogando sua primeira partida desde que retornou de uma suspensão de três meses após ter testado positivo duas vezes para a substância proibida Clostebol, um esteroide anabolizante, em março do ano passado.
O tricampeão de Grand Slam anteriormente escapou de uma suspensão quando a Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) determinou que ele não tinha culpa pelos testes positivos, aceitando que a contaminação foi causada por um fisioterapeuta que aplicou um spray de venda livre.
No entanto, a Agência Mundial Antidoping (WADA) posteriormente apresentou um recurso junto ao Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), levando Sinner a aceitar uma suspensão de 9 de fevereiro a 4 de maio.
A saga em torno de Sinner lançou luz sobre os atuais protocolos antidoping no tênis, com vários jogadores levantando preocupações sobre possível tratamento preferencial para as principais estrelas.
Ao retornar da suspensão, a tempo para Roland Garros que começa ainda este mês, Sinner conquistou sua 22ª vitória consecutiva no circuito, continuando de onde parou após vencer o Aberto da Austrália em janeiro.
“Estou feliz com a vitória de hoje. Foi muito difícil”, disse ele em sua entrevista em quadra. “Ele é um grande jogador, especialmente nesta superfície. Tentei movimentar a bola. Em alguns momentos foi muito bem, em outros poderia ser melhor, sim, mas de qualquer forma, o resultado hoje não importa. Foi um dia notável para mim, então estou muito feliz.”
Ele venceu o primeiro set com relativa facilidade, produzindo 11 winners enquanto suas típicas jogadas potentes por vezes forçavam Navone para fora da quadra. O segundo set parecia se desenrolar de maneira similar quando Sinner novamente quebrou Navone no início, mas o argentino reagiu, quebrando o número 1 do mundo quando este errou um forehand na rede.