Página Inicial Saúde Como evitar burnout no trabalho – 12/05/2025 – Equilíbrio e Saúde

Como evitar burnout no trabalho – 12/05/2025 – Equilíbrio e Saúde

Publicado pela Redação

Em uma pesquisa de 2024 com mais de 2.000 trabalhadores em tempo integral nos Estados Unidos, pesquisadores descobriram que mais da metade relatou sentir esgotamento mental no último ano. E embora prevenir o burnout não deva ser apenas sua responsabilidade, existem algumas medidas que você pode tomar para minimizá-lo.

O que causa o burnout?

O burnout frequentemente acontece quando suas expectativas para um trabalho não correspondem exatamente à realidade dele, diz Michael P. Leiter, professor emérito de psicologia da Universidade Acadia no Canadá e coautor do livro “O Desafio do Burnout”. E se você é regularmente solicitado a fazer mais do que pode lidar, é provável que sofra esgotamento, dizem os especialistas.

Você pode sofrer burnout se não sentir que tem controle sobre seu dia, ou se suas tarefas não são gratificantes, diz Luana Marques, professora associada de psicologia da Escola de Medicina de Harvard, que administra uma clínica que ajuda executivos a gerenciar o burnout. Se você acredita que o trabalho que faz é antiético, ou se sente desconectado de seus colegas ou acha que está sendo tratado injustamente por seu chefe ou colegas, isso também pode levar ao burnout, acrescenta ela.

Como posso preveni-lo?

Você poderia começar a discutir regularmente suas prioridades diárias ou semanais com seu gerente, diz Cynthia M. Stonnington, diretora médica associada do Escritório de Alegria e Bem-Estar da Clínica Mayo no Arizona. E pergunte como você receberá retornos sobre seu trabalho, acrescenta. Iniciar essas discussões ajudará a prevenir o burnout, garantindo que você entenda como está se saindo e o que pode fazer para melhorar, diz.

Manifestar-se quando você se sente sobrecarregado com sua carga de trabalho é outra maneira de prevenir o burnout, diz Ron Z. Goetzel, diretor do Instituto de Estudos de Saúde e Produtividade da Escola Bloomberg de Saúde Pública da Johns Hopkins. Isso dará ao seu gerente a oportunidade de avaliar se certas tarefas podem ser retiradas da sua lista de afazeres.

Desenvolver um relacionamento genuíno com colegas também pode ajudar a evitar o burnout, criando oportunidades para camaradagem e mentoria, diz Marques. E lembre-se de que seus relacionamentos e hobbies fora do trabalho também são importantes, acrescenta ela, pois ter outros interesses e fontes de apoio ajudará você a se recuperar quando seu trabalho estiver te deixando para baixo.

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário