Segunda edição do ‘Enem dos concursos’ deve ter edital publicado em julho, e as provas serão em duas etapas, em outubro e em dezembro. Confira o que já se sabe sobre a seleção. Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou participação na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025), elevando o número de órgãos participantes de 35 para 36.
Assim, o total de vagas oferecidas aumentou de 3.352 para 3.652 — um acréscimo de 300 oportunidades para o cargo de Analista do Seguro Social, de nível superior.
✅ Siga o canal do g1 Concursos no WhatsApp
Além da entrada do INSS entre os órgãos participantes, houve também correção na nomenclatura de alguns cargos da Funarte e do Ibram. (veja a tabela abaixo)
O concurso também oferecerá vagas para as novas carreiras transversais do governo federal: Analista Técnico de Justiça e Defesa e Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico.
A realização do CNU 2025 foi anunciada em abril pela ministra Esther Dweck. Ela informou que o edital do concurso sairá em julho, e que as provas serão realizadas em duas etapas, em outubro e em dezembro. (veja o cronograma ao fim da reportagem)
Lançado no ano passado, o chamado “Enem dos concursos” revolucionou a seleção de servidores públicos ao centralizar a disputa por vagas em diversos órgãos federais em uma só prova. Quase 1 milhão de candidatos participaram da primeira edição.
Agora, mais uma vez, os participantes poderão novamente realizar uma única inscrição para disputar cargos em diferentes órgãos públicos, organizando suas preferências no momento do cadastro.
CNU 2025: veja o que se sabe e o que falta saber
Mais de 3 mil vagas
CNU 2025: lista de cargos, salários, cronograma e mais; veja o que se sabe
Das vagas disponíveis, 3.144 são destinadas a nível superior e 508 a nível médio. (veja a tabela abaixo)
O governo informou ainda que 2.480 vagas são para início imediato, enquanto as outras 1.172 compõem o cadastro reserva, com expectativa de convocação em curto prazo, após a homologação dos resultados.
A maior parte das vagas está concentrada em órgãos com sede em Brasília (DF), mas há oportunidades em outros estados:
315 vagas no Rio de Janeiro (INTO, INC, INCA e Biblioteca Nacional, entre outros órgãos),
65 em São Paulo (Fundacentro),
66 no Pará (Instituto Evandro Chagas e Centro Nacional de Primatas) e
20 em Pernambuco (Fundação Joaquim Nabuco).
Cronograma
Escolha da banca organizadora: prevista para o mês de junho;
Publicação do edital: prevista para o mês de julho;
Período de inscrição: previsto para o mês de julho;
Aplicação da prova objetiva: 5 de outubro de 2025;
Aplicação da prova discursiva: 7 de dezembro de 2025;
Divulgação dos resultados: prevista para fevereiro de 2026.