Página Inicial Tecnologia Poucas coisas saem de moda tão rápido quanto a realidade

Poucas coisas saem de moda tão rápido quanto a realidade

Publicado pela Redação

Tem uma história contada pela professora do MIT Sherry Turkle que eu sempre levo para a sala de aula. Em 2005, ela e a filha, então pré-adolescente, foram ver uma exposição sobre Darwin no Museu de História Natural de Nova York. A exibição começava com duas tartarugas-gigantes trazidas das Ilhas Galápagos. Dois símbolos vivos daquilo que Darwin viu em suas viagens e usou para desenvolver a teoria da evolução.

Uma das tartarugas estava escondida e a outra, mais visível, estava paradona. A pré-adolescente inspecionou a situação e, contrariada, disse: “Eles poderiam ter colocado tartarugas-robô”. A professora se espantou com a reação da filha, que não dava muito crédito ao fato de que as tartarugas em exibição estavam vivas, de que elas eram autênticas. Ao perguntar para outras crianças no museu, as respostas confirmaram o vaticínio: as tartarugas originais não eram páreo para a súbita demanda por tartarugas-robô.

Toda autenticidade será castigada

Poucas coisas estão saindo de moda tão rapidamente como a realidade. Nas últimas semanas, o mais recente episódio da escalada do artificial em detrimento do real foi a febre com os chamados bebês reborn, bonecos feitos de silicone que procuram reproduzir um bebê de verdade. Teve parto de bebê reborn na televisão, projeto de lei na Câmara Municipal do Rio de Janeiro criando o “Dia da Cegonha Reborn”, e gente querendo levar o boneco para ser atendido no SUS.

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário