A inteligência artificial está dando um passo além da conversa. Diferente de um chatbot tradicional, um agente de IA não apenas interage com o usuário, mas também lê o ambiente digital e executa tarefas por conta própria. É essa a proposta do novo ChatGPT Agent, que combina o Operator com o Deep Research para entregar uma experiência mais ativa e automatizada. Agora, assinantes da ferramenta podem, por exemplo, pedir que a IA acesse um site específico, busque um produto e filtre as melhores opções — como se fosse um computador virtual com navegador próprio. Com essa mudança, o foco deixa de ser apenas a experiência do usuário para se tornar também a experiência do agente. Isso significa que marcas e e-commerces precisarão se adaptar não só a humanos navegando, mas a sistemas automatizados realizando buscas, interações e tomando decisões. O desafio agora é pensar nos fluxos de processos com esse novo nível de automação, equilibrando segurança e controle ao exigir autorização do usuário para realizar determinadas ações.
Agente do ChatGPT: agora, ele promete até comprar por você – 29/07/2025
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