Hoje, apenas cerca de metade dos usuários usam as duas plataformas de maneira recorrente. Então, essa parceria representa mais um grande passo na nossa missão de ajudar as pessoas a irem a qualquer lugar e obterem qualquer coisa com um toque
Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, em comunicado sobre a parceria
Serviços vão continuar separados. As soluções de entrega da Uber (Direct e Flash) e de compra em supermercado continuam acessíveis diretamente no aplicativo da companhia. O iFood, por sua vez, continuará com seus serviços próprios, de compra em supermercado, farmácia, etc.
Por enquanto, não há planos de integrar os programas de assinatura. Uber One e Clube iFood seguem sem alterações, porém empresas falam em “explorar iniciativas conjuntas” no futuro.
Cenário competitivo
Parceria vem em momento em que o ramo de entregas no Brasil está mais competitivo. A 99 anunciou a volta da sua plataforma de entrega, enquanto a chinesa Meituan trará ao Brasil o seu sistema de delivery de comida chamado Keeta.
Parceria entre Uber e iFood parece “enterrar” possibilidade do Uber Eats no Brasil. A modalidade foi encerrada pela empresa de mobilidade em março de 2022. Depois do desligamento, a companhia apenas manteve a função de realizar compras em mercados e em lojas de conveniência.