Página Inicial Tecnologia Aliada da Meta planeja 1º datacenter em Porto Alegre no pós-enchente

Aliada da Meta planeja 1º datacenter em Porto Alegre no pós-enchente

Publicado pela Redação

Manda um Zap x Faz um Pix. O Pix é um dos motivos para a Casa Branca abrir investigação contra práticas comerciais brasileiras. E a ação do Banco Central contra o WhatsApp Pay em 2020 está no centro da reclamação norte-americana contra o sistema brasileiro de pagamento. Quando o serviço da Meta estava pronto para funcionar, a autarquia pisou no freio, numa tabelinha com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). A Big Tech viu nisso um favorecimento ao Pix, que entraria no ar meses depois. O Pix virou paixão nacional, o WhatsApp Pay nem tanto.

iPhones longe do Pix. A Meta não é a única a ter problemas com o Pix. Apesar de não estar na origem da investigação aberta contra o Brasil, a Apple não nutre simpatia pelo sistema de pagamento brasileiro. O Cade instaurou investigação contra a dona do iPhone por abuso de posição dominante, o que dificultaria carteiras digitais de fazerem, por exemplo, Pix por aproximação. A reclamação é antiga e é o que impede donos de iPhone realizarem a operação, enquanto quem têm Android já está habilitado. A Apple impõe restrições a desenvolvedores que queiram usar os sensores de NFC, responsáveis por operações financeiras sem contato nos celulares, e quer cobrar taxas das transações. O problema: o Pix é gratuito e roda na infraestrutura do BC.

Leia Mais

A taxação das Big Tech vem aí?

Imagem: Bruno Peres/Agência Brasil

Diante da sobretaxa de 50% anunciada pela Casa Branca e de uma investigação a práticas comerciais brasileiras aparentemente nocivas às empresas norte-americanas, o presidente Lula ressuscitou a ideia de taxar as Big Tech. A ideia se tornou pública no ano passado, submergiu, mas nunca morreu e vem evoluindo nos corredores do governo federal. Fala-se por lá da cobrança de um imposto sobre serviços digitais, que pode considerar uma Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico). Analistas, porém, veem pouco espaço para algo assim avançar.

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário