O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declarou, nesta quinta-feira (17), que tem tido uma evolução clínica “positiva” e que apresenta melhora nos exames laboratoriais, sendo, para ele, motivo de “alento e esperança a cada dia”.
“Minha evolução clínica tem sido positiva: não sinto maiores dores e, até o momento, não houve novas intercorrências. Os exames laboratoriais também indicam melhora, o que me traz mais alento e esperança a cada dia. Pois com a evolução pós cirurgia a, cada dia passado com evolução esperada, maiores são as chances de menores complicações”, escreveu o ex-presidente no X (antigo Twitter).
– Sigo internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em acompanhamento pós-operatório.
– Minha evolução clínica tem sido positiva: não sinto maiores dores e, até o momento, não houve novas intercorrências. Os exames laboratoriais também indicam melhora, o… pic.twitter.com/OyqG01PuvO
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 17, 2025
O ex-chefe do Executivo disse ainda que está acompanhado dos filhos Carlos Bolsonaro e Flávio Bolsonaro, e da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
No último domingo (13), Bolsonaro passou por uma cirurgia de 12 horas para tratar uma obstrução parcial do intestino, classificada como “extremamente complexa e delicada”.
De acordo com os médicos, o quadro do líder da direita ocorre em razão da formação de aderências que surgiram após as cirurgias feitas em decorrência da facada que sofreu em 2018, durante a campanha eleitoral.
Bolsonaro disse ainda que permanece em jejum oral, com nutrição parental exclusiva e segue realizando fisioterapia motora e respiratória.
“Permaneço em jejum oral, com nutrição parenteral exclusiva, e sigo dedicado ao tratamento com responsabilidade. Hoje, darei continuidade ao programa de fisioterapia motora ( sentando e caminhando fora do leito) e respiratória — etapas importantes para minha recuperação”, publicou.
Segundo o boletim médico divulgado nesta quinta, Jair Bolsonaro segue estável e sem previsão de alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital DF Star, em Brasília. Veja a íntegra do documento:
O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Mantém boa evolução clínica, sem dor e sem outras intercorrências. Apresenta também melhora dos exames laboratoriais. Segue em jejum oral, com nutrição parenteral exclusiva. Hoje, continuará o programa de fisioterapia motora (caminhada fora do leito) e respiratória. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI.