Demorou, mas chegou. 15 anos após a última apresentação no Brasil, os britânicos do Buzzcocks – uma das mais influentes bandas punk da história, com quase 50 anos de história – retornam ao país para três shows neste mês. A turnê pela América Latina inclui passagem por três cidades brasileiras. No dia 24, o grupo se apresenta em São Paulo, no Carioca Club. No dia seguinte, em Curitiba, no Basement Cultural. O fechamento será em Porto Alegre, no dia 27, no Opinião. A passagem pelo Brasil em 2025 será a primeira após a morte do vocalista e guitarrista Pete Shelley, falecido em 2018 na Estônia. Desde então, cabe a Steve Diggle a tarefa de guiar os fãs pelas letras do grupo. Membro da formação clássica dos Buzzcocks – que inclui a gravação dos três primeiros discos: Another Music in a Different Kitchen, Love Bites e A Different Kind of Tension – Diggle é acompanhado de Danny Farrant (bateria), Chris Remington (baixo) e Mani Perazzoli (guitarra).
Mesmo sem músicas inéditas, os punks de Manchester prometem um show eletrizante e uma visita compreensiva ao repertório que marcou o final da década de 70 e o início dos anos 80. Influenciados pelos Sex Pistols e mentores do Joy Division, os Buzzcocks foram um dos primeiros grupos a levar ao punk uma temática mais sentimental. Dali surgiram os clássicos Ever Fallen In Love (With Someone You Shouldn’t’ve?) – que, posteriormente, voltou a ganhar o mundo pelo filme Shrek – e Why Can’t I Touch It?, single metafísico conduzido pelo épico baixo de Steve Garvey.
No último final de semana, a banda foi um dos destaques do Cruel World Festival, em Pasadena, na Califórnia, que contou com nomes como New Order e Nick Cave & the Bad Seeds. Com a agenda lotada, Steve Diggle destacou ainda ter lenha para queimar e ressalta uma das grandes inspirações para seguir nos palcos. “Desde que vi Bob Dylan no banco de trás de um táxi preto no documentário de D.A. Pennebaker de 1967, Don’t Look Back, sempre quis viver esse tipo de vida — ser entrevistado no banco de trás de um táxi preto a caminho do cinema, do estúdio”, diz.
Baseado nas últimas apresentações, o show do Buzzcocks pode variar entre 22 a 30 músicas. As mais cotadas para figurar no setlist são as seguintes:
1- Promises
2- Harmony in My Head
3- I Don’t Mind
4- Everybody’s Happy Nowadays
5- Senses Out of Control
6- Fast Cars
7- Sick City Sometimes
8- Isolation
9- Autonomy
10- Bad Dreams
11- Why Can’t I Touch It?
12- Destination Zero
13- Love You More
14- Orgams Addict
15- Manchester Rain
16- Love Is Lies
17- What Do I Get?
18- Why She’s a Girl From the Chainstore
19- Just Got to Let It Go
20 – Boredom
21- Chasing Rainbows
22- Time’s Up
23- Harmony in My Head
24- Nothingless World
25- Third Dimension
26- Oh Shit!
27- Running Free
28- Sitting Round at Home
29- Gotta Get Better
30- Ever Fallen in Love (With Someone You Shouldn’t’ve)

Siga o canal da Jovem Pan Entretenimento e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Tanto no show de São Paulo – com abertura das bandas Excluídos e Sweet Suburbia – quanto em Curitiba e em Porto Alegre, os ingressos seguem à venda, já no último lote. Os valores variam entre 140 e 500 reais e as entradas podem ser adquiridas pelas plataformas Fastix, Meaple e Sympla.