Página Inicial São Paulo Campinas (SP) registra primeira morte por chikungunya da história

Campinas (SP) registra primeira morte por chikungunya da história

Publicado pela Redação

A cidade de Campinas (SP) confirmou nesta terça-feira (20) a primeira morte por chikungunya da história. De acordo com a Secretaria de Saúde de Campinas, a vítima tinha 49 anos e era morador da região de abrangência do Centro de Saúde (CS) do bairro Jardim São Marcos.

A pasta informou que o homem já apresentava comorbidades e apresentou os sintomas em 25 de março. A vítima foi internada em um hospital da rede pública em 28 de março e morreu em 3 de abril.

Neste ano, o município de Campinas (SP) já confirmou cinco casos de chikungunya. Três casos foram autóctones, em que a infecção ocorreu no município, todos na mesma região do Centro de Saúde (CS) do bairro Jardim São Marcos.

Em relação aos outros casos, um foi importado de outro estado e outro caso não foi possível confirmar se a transmissão ocorreu dentro ou fora do município.

Em comparação, o ano de 2024 registrou 12 casos, sendo, quatro autóctones, quatro importados e quatro com locais de infecção indeterminados.

Ações na região do Centro de Saúde do Jardim São Marcos

A Secretaria de Serviços Públicos retirou 105 toneladas de resíduos descartados irregularmente nos bairros que fazem parte da Região do Centro de Saúde do Jardim São Marcos. A ação ocorreu na semana passada.

Também foram feitas ações de prevenção e controle da saúde entre janeiro e maio deste ano. Foram realizadas buscas de outros casos suspeitos, sensibilização de profissionais do centro de saúde da região para a suspeita precoce e investigação adequada de todo caso, além de controle de criadouros, telagem de caixa d’água e nebulização.

 

*Sob supervisão

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário