O cenário é tão novo que não existe, por enquanto, nem uma forma de nomear o sucessor do SEO. Há três concorrentes: GEO (otimização para motores generativos), AEO (otimização para motores de respostas) e AIO (otimização para inteligência artificial).
Veo 3: veja 11 dicas para não ser enganado por vídeo realista feito com IA
Até o Veo 3, já era difícil identificar um vídeo produzido por inteligência artificial. Com a ferramenta de criação de vídeos ultrarrealistas do Google, a situação foi catapultada para outro patamar.
O novo episódio de Deu Tilt, o podcast do UOL para os humanos por trás das máquinas, se debruça sobre as formas de detectar vídeos sintéticos, mas Helton Simões Gomes e Diogo Cortiz, os apresentadores do programa, já adiantam: a tarefa não é fácil -e, dado o avanço acelerado da qualidade das produções das IAs, as dicas trazidas têm efetividade cada vez mais efêmera.
O próprio Google, dono da ferramenta, criou um sistema para rotular o material feito por IA. A empresa se uniu à C2PA, uma coalizão de empresas de tecnologia unidas para elaborar uma forma de verificar mídias e garantir a autenticidade de materiais que circulam na internet.