Página Inicial Saúde China sugere que Covid se originou nos EUA – 30/04/2025 – Equilíbrio e Saúde

China sugere que Covid se originou nos EUA – 30/04/2025 – Equilíbrio e Saúde

Publicado pela Redação

Após a administração do presidente Donald Trump afirmar que a Covid se originou em um vazamento de laboratório na China, o governo chinês disse que a Covid pode ter se originado nos Estados Unidos. A informação consta em documento divulgado pela agência de notícias estatal Xinhua nesta quarta-feira (30).

A Casa Branca lançou um site sobre Covid em 18 de abril, no qual afirmou que o coronavírus veio de um vazamento de laboratório na China. Também foram feitas críticas ao ex-presidente Joe Biden, o ex-principal funcionário de saúde dos EUA, Anthony Fauci, e à OMS (Organização Mundial da Saúde).

No livro branco, documento oficial do governo, a China acusou os EUA de politizar a questão das origens da Covid. O texto citou um processo judicial ocorrido no estado do Missouri que resultou em uma decisão de US$ 24 bilhões (R$ 135,6 bilhões) contra a China por acumular equipamentos médicos de proteção e encobrir o surto.

O governo afirma que a China compartilhou informações relevantes com a OMS e a comunidade internacional em tempo hábil, e enfatizou que um estudo conjunto da OMS e da China havia concluído que um vazamento de laboratório era “extremamente improvável”.

“Evidências substanciais sugeriram que a Covid pode ter surgido nos Estados Unidos antes do cronograma oficialmente declarado, e antes do surto na China”, afirmou.

A CIA (Agência de Inteligência dos EUA) disse em janeiro que a pandemia provavelmente emergiu de um laboratório na China e não da natureza, após a agência afirmar por anos que não conseguia chegar a uma conclusão sobre o assunto. A CIA disse, no entanto, ter “baixa confiança” em sua nova avaliação e observou que, tanto a origem laboratorial, quanto a natural permanecem plausíveis.

Segundo a Xinhua, um funcionário da Comissão Nacional de Saúde da China disse que o próximo passo no trabalho de rastreamento de origem deveria se concentrar nos EUA.

O governo da China já havia acusado Washington de politizar o assunto e afirmado que não há credibilidade nas alegações de que um vazamento de laboratório provavelmente causou a pandemia.

A declaração da CIA reacendeu uma batalha de cinco anos sobre a origem da pandemia. Nos últimos anos, várias agências dos Estados Unidos e alguns cientistas propuseram a hipótese do vazamento de laboratório.

Outros especialistas, porém, insistem que há boas razões para pensar que o patógeno surgiu de um mercado em Wuhan onde animais são comercializados.

Pequim nunca cooperou totalmente com investigadores internacionais, dificultando a busca por uma resposta definitiva.

Mas cientistas ainda tentam estabelecer as causas da crise de saúde global que matou milhões de pessoas, causou trilhões de dólares em danos econômicos e aumentou os temores sobre os riscos da pesquisa de vírus.

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário