Fortes chuvas atingiram as cidades da região do ABC paulista na tarde deste sábado (19), causando diversos pontos de alagamento e transbordamento de um córrego. Em Diadema, choveu o esperado para os próximos 24 dias nas últimas duas horas, contabilizando mais de 84 milímetros de chuva. O córrego Ribeirão Capela chegou a transbordar.
Além disso, foram registrados diversos pontos de alagamentos na Avenida Casa Grande, Avenida Conceição, Avenida Fábio Eduardo Ramos, Avenida Piraporinha, Avenida Ulisses Guimarães e Avenida São José, onde, uma farmácia foi atingida pela água e motos que estavam estacionadas próximas foram arrastadas.
Já em Santo André, cerca de 79 milímetros foi registrado, representando o esperado para os próximos 22 dias.
Na cidade de São Caetano do Sul também foram registrados pontos de alagamentos, em vias como nas Rua Tietê, Avenida José Salgustiano e Avenida Lions. Equipes trabalham no local para a limpeza das vias.
Em São Bernardo do Campo, o bairro Pauliceia foi afetado e ficou alagado. Equipes trabalham no local monitorando.
Em comunicado emitido agora à tarde, a Defesa Civil informou que a chuva forte segue concentrada na região do ABC e nos municípios do Alto Tietê e tem o seu deslocamento sentido Litoral Norte e Vale do Paraíba
Já em Mauá, houve um deslizamento de terra atrás do EMEI Frajola, localizada na Av. Presidente Castelo Branco, s/n e também numa residência, até o momento sem pessoas feridas, desalojada ou desabrigada, segundo a Defesa Civil.
De acordo com os Bombeiros, houve pelo menos 68 chamadas para desmoronamento/desabamento em toda região do Grande ABC.
Em imagens obtidas pela CNN, é possível ver os danos que as fortes chuvas deixaram nas cidades.
Veja abaixo: