A Microbiota Vault é um esforço proativo para proteger e preservar a vida microbiana essencial à saúde do nosso planeta e de seus habitantes. Com colaboração global e governança ética, a Universidade Rutgers está ajudando a proteger o patrimônio microbiano da Terra Maria Gloria Dominguez-Bello, presidente da iniciativa e professora na Rutgers University, em comunicado.
Regras
Além do trabalho científico, os organizadores criaram um conjunto de regras éticas. Entre os princípios está o respeito à soberania dos países que doam as amostras. Ou seja, quem doa continua sendo dono do material. A iniciativa também promete dividir os benefícios de forma justa e respeitar os saberes tradicionais e os direitos de comunidades indígenas.
Microrganismos são fundamentais para manter o equilíbrio da saúde humana, das plantas e do meio ambiente. Segundo comunicado da Universidade Rutgers, “essas comunidades microbianas estão ameaçadas pelas atividades humanas”.
Em humanos, o uso excessivo de antibióticos, cesarianas e a alimentação com fórmulas infantis pode reduzir a diversidade microbiana intestinal, elevando os riscos de alergias, doenças autoimunes e distúrbios metabólicos. Nos alimentos, o uso exagerado de conservantes e aditivos também pode prejudicar os microrganismos benéficos Maria Gloria Dominguez-Bello
Tudo isso afeta o equilíbrio dos microbiomas – comunidades de micróbios que vivem corpo humano, na terra, na água e nos alimentos. A perda desses micróbios acarreta em mais doenças, colheitas prejudicadas e até mudanças no clima. Por isso, cientistas acreditam que guardar essas amostras agora pode ajudar a evitar tragédias no futuro.