Página Inicial Esportes Com polêmica no Brasil, saiba qual seleção prefere o verde e amarelo

Com polêmica no Brasil, saiba qual seleção prefere o verde e amarelo

Publicado pela Redação

Uma seleção, cujo país fica bem longe do Brasil, prefere usar o verde amarelo que as cores de sua bandeira. Se seguisse a única orientação das cores de sua bandeira, o uniforme poderia ter o branco, azul ou vermelho.

No Brasil, há uma polêmica recente por um possível uso de um uniforme número dois em vermelho, segundo o site Footy Headlines. A informação ainda não é oficial.

A Austrália prefere usar o verde e amarelo em seus uniformes.  A primeira associação australiana de futebol, a “Commonwealth Football Association”, fundada em 1911, usou o uniforme azul-claro com aros marrons nas meias, porém em 1924, o verde e amarelo (ou dourado) foi incorporado e é usado até hoje pela confederação atual, a “Football Australia”.

A justificativa é curiosa. A acácia dourada é uma planta nativa so sudoeste australiano e, por ser abundante, teve suas cores escolhidas como símbolo do futebol local.

Acácia dourada • Reprodução

Antes, em 1800, o críquete já usava as cores para os times locais. Em 1984, o governo tornou o verde e amarelo como cores oficiais do país sob também a justificativa de representar outras riquezas nacionais. O amarelo indicia os recursos mineirais, grãos e praias, enquanto o verde representa a fauna e pastagens.

Ao longo do século XX, outros esportes aderiram o auriverde a ponto de também ser representado das modalidades esportivas olímpicas.

No escudo da Confederação, há destaque para as cores da bandeira australiana, um canguru, uma ema e as flores e ramos das acácias.

Escudo da Confederação Australiana de Futebol • Reprodução / Football Australia

Brasil x Austrália

Em 2006, na Copa da Alemanha, Brasil e Austrália se enfrentaram em Munique. O time comandado por Carlos Alberto Parreira tinha Kaká, Ronaldinho e Ronaldo. Além de vencer o jogo por 2×0, pelo mando de jogo, o Brasil usou o seu tradicional verde e amarelo, enquanto coube à Seleção da Austrália usar uma das cores de sua bandeira: o uniforme azul escuro.

Em 2015, na Copa do Mundo Feminina do Canadá, as seleções voltaram a se encontrar e, mesmo assim, mantiveram o padrão de cores da partida masculina.

Australia e Brasil jogam pela Copa do Mundo Feminina • Reprodução / Football Australia

Em 2019, na França, o jogo virou por duas vezes. Primeiro, as australianas jogaram com o verde e amarelo, enquanto coube ao Brasil usar o uniforme azul. Segundo, as australianas viraram o resultado e venceram por 3 a 2.

Brasil e Austrália se enfrentam na Copa do Mundo de 2019 • Reprodução / Football Australia

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário