Página Inicial Tecnologia Como é conexão de empresa hackeada com Banco Central

Como é conexão de empresa hackeada com Banco Central

Publicado pela Redação

São necessárias várias medidas de segurança [para acessar o sistema de liquidação do Pix], e nem todas as instituições conseguem cumprir os requisitos. Por essa razão entram empresas como a C&M Software, que tem os sistemas necessários e fornecem o acesso a várias empresas
Thiago Chiliatto, CEO da Antecipa Fácil (uma plataforma de leilão de recebíveis), cliente de um dos bancos clientes das C&M Software

A C&M Software administra contas reservas para liquidação de Pix de 23 instituições financeiras e, devido ao acesso hacker, o Banco Central interrompeu temporariamente o acesso deles. Por essa razão, clientes da empresa (como o BMP e Banco Paulista) ficaram sem poder fazer transações instantâneas de dinheiro via Pix.

“A C&M Software é conhecida no mercado e tiveram a infelicidade de terceiros terem acessado o sistema deles”, diz Chiliatto. Segundo o executivo, que atua há mais de 20 anos no setor bancário, a provedora de serviços de tecnologia é confiável, é uma entidade regulada pelo Banco Central e são reconhecidos no mercado. Sua empresa, inclusive, é cliente do BMP (uma das companhias mais afetadas) que usa a solução da C&M Software.

O que se sabe sobre o ataque hacker à C&M Software

Um funcionário terceirizado da C&M Software foi detido nesta sexta-feira. Em depoimento à polícia, João Nazareno Roque diz que trabalha há três anos prestando serviço e que foi abordado por um homem, enquanto saía de um bar, que desejava conhecer o sistema da companhia para qual trabalhava.

João recebeu R$ 15 mil para fornecer acesso ao sistema da C&M Software. O contato entre o funcionário terceirizado e os golpistas foi feito via WhatsApp. “Suspeito disse que foi seduzido por proposta dos hackers e alegou que não sabia o que iria acontecer”, explicaram os delegados. No entanto, segundo os investigadores, não foram identificados sinais de coação e ameaça. Além disso, versão do suspeito ainda será confrontada pelas investigações.

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário