Página Inicial Saúde Como lidar com o luto inesperado – 05/05/2025 – Equilíbrio

Como lidar com o luto inesperado – 05/05/2025 – Equilíbrio

Publicado pela Redação

Um amigo meu está se aposentando depois de sonhar com isso por anos. No entanto, quando ele esvaziou seu escritório, caiu em lágrimas. “Não tenho ideia do porquê”, ele me disse. Esperamos que algumas transições de vida, como o fim de um relacionamento, sejam difíceis. Mas outras —uma casa nova, um casamento, uma promoção— são mais positivas. Então, por que você se sente triste?

Porque com a mudança vem a perda, diz Alan Wolfelt, conselheiro de luto e diretor do Centro para Perda e Transição de Vida em Fort Collins, Colorado. “Sempre que você está ganhando algo novo na vida, está abrindo mão de outra coisa”, afirma.

Então, como lidar com as emoções inesperadas? Pedi orientação aos especialistas.

Reconheça seu luto

Frequentemente associamos o luto à morte, mas ele pode surgir durante qualquer perda. Dizer a si mesmo que deveria estar feliz só faz você se sentir pior, diz Anthony Chambers, psicólogo e diretor acadêmico do Instituto da Família da Universidade Northwestern.

Ele sugere esclarecer suas emoções fazendo estas perguntas: O que estou sentindo e por que estou me sentindo assim? O que estou perdendo com este ganho? O que eu valorizava na minha fase anterior de vida?

Permita-se sentir o luto

Enquanto o luto é uma resposta interna, Wolfelt diz, o processo de luto é “ser capaz de compartilhar esses pensamentos e sentimentos externamente”. Cada pessoa processa o luto de maneira diferente, disse ele. Você pode escrever em um diário, conversar com outras pessoas que estão em situações semelhantes ou se expressar através da arte ou música, fala.

Se você estiver tendo muita dificuldade para seguir em frente, considere conversar com um terapeuta ou participar de um grupo de apoio, diz Doris Vaughans, conselheira profissional licenciada no Instituto Portland para Perda e Transição.

Planeje um fechamento completo

Pesquisas de Gabriele Oettingen, professora de psicologia na Universidade de Nova York, sugerem que temos mais probabilidade de ter sentimentos positivos sobre a transição de uma fase da vida para a próxima se tivermos um “final completo”, marcado por uma sensação de encerramento. Então, se você está se aproximando de uma transição, procure maneiras de comemorá-la, diz Oettingen. Se, como meu amigo, você está antecipando a aposentadoria, tente saborear todas as coisas que você gosta no trabalho, como almoçar com seus colegas favoritos, fala a professora.

Procure partes da sua antiga identidade que você possa recriar

Vaughans incentiva seus clientes a se perguntarem: “Do que especificamente estou sentindo falta, e existe uma maneira de recuperar parte disso de uma forma diferente?”

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário