Página Inicial Saúde Corantes alimentícios serão proibidos nos EUA até 2026 – 23/04/2025 – Equilíbrio

Corantes alimentícios serão proibidos nos EUA até 2026 – 23/04/2025 – Equilíbrio

Publicado pela Redação

O governo de Donald Trump anunciou nesta terça-feira (22) que pretende proibir todos os corantes artificiais dos alimentos nos Estados Unidos até o fim de 2026. A medida é apoiada por especialistas em saúde.

O anúncio foi feito pela FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora de alimentos e medicamentos dos EUA, que afirmou que irá suprimir todos os corantes derivados de petróleo no país.

São comercializados no país oito corantes sintéticos derivados do petróleo e que se têm suspeita de efeitos nocivos para a saúde. Segundo a agência, os químicos serão proibidos progressivamente até o fim de 2026.

“Nos últimos 50 anos, as crianças norte-americanas têm vivido cada vez mais em uma sopa tóxica de substâncias químicas artificiais”, diz Marty Makary, representante da FDA que citou, ainda, estudos que vinculam os aditivos com hiperatividade, diabetes e câncer.

Antecessor ao governo republicano, Joe Biden já havia proibido outro corante alimentício artificial, o vermelho “RED 3”, nos EUA. Estudos com mais de 30 anos relacionam o aditivo a câncer em animais.

Os novos corantes que entram na lista de proibidos nos EUA são o vermelho “RED 40” e os amarelos “YELLOW 5” e “YELLOW 6”, muito utilizados pela indústria alimentícia.

Ultraprocessados como doces, cereais, molhos e bebidas são os principais com os corantes na composição. Sem valor nutricional, os aditivos provocam mudança na coloração e sabor dos alimentos principalmente para fins comerciais.

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário