O Offline Club tem quase 530 mil seguidores no Instagram. Parece uma ironia, já que o objetivo da entidade é justamente promover uma pausa consciente das redes sociais, incluindo o Instagram. Na apresentação dos três fundadores do clube, os jovens holandeses Jordy, Ilya e Valentijn dizem ser “estranho” que eles tenham uma conta na plataforma. Segundo o trio, o propósito do Offline Club é “trazer de volta humanidade à sociedade, atualmente isolada e fixada na tela”.
Há cerca de um ano, eles vêm organizando encontros com pessoas que pensam da mesma forma, nos quais smartphones e laptops devem ser deixados de lado. “Você está pronto para abandonar seu telefone?”, diz uma postagem. E parece que cada vez mais pessoas estão dispostas a desligar seus celulares – pelo menos como parte do Offline Club. Normalmente, apenas por algumas horas, às vezes até por vários dias. Nos encontros, em vez de ficarem olhando para seus smartphones o tempo todo, eles leem, jogam, fazem trabalhos manuais ou simplesmente relaxam. Quase como naquela época em que não havia smartphones, diz o Offline Club.
A ideia vinda da Holanda se espalhou pelo mundo. Amsterdã foi um dos primeiros locais. Mais tarde vieram Londres, Paris, Milão e Copenhague. Também a Alemanha já teve os primeiros encontros do tipo. Iniciativas semelhantes em restaurantes e clubes, onde os convidados são solicitados a deixar seus celulares em casa, estão aumentando.