Página Inicial Negócios Desemprego sobe em 12 estados no 1º trimestre de 2025, diz IBGE

Desemprego sobe em 12 estados no 1º trimestre de 2025, diz IBGE

Publicado pela Redação

Nos outros 15 estados brasileiros, o índice ficou estável na comparação com o 4º trimestre de 2024. A taxa de desemprego no Brasil subiu em 12 das 27 unidades da federação (UFs) no primeiro trimestre de 2025, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nos outros 15 estados brasileiros, o índice ficou estável, com oscilações menos expressivas na comparação com o quarto trimestre de 2024. Veja abaixo.
Tiveram alta na taxa de desemprego: Piauí, Amazonas, Ceará, Pará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Maranhão, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná.
Tiveram estabilidade: Bahia, Sergipe, Distrito Federal, Alagoas, Amapá, Paraíba, Acre, Roraima, Tocantins, São Paulo, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Santa Catarina.
As maiores taxas foram de Pernambuco (11,6%), Bahia (10,9%) e Piauí (10,2%), e as menores, de Santa Catarina (3,0%), Rondônia (3,1%) e Mato Grosso (3,5%).
No ano passado, a taxa anual de desemprego caiu em todos os estados brasileiros (menos Roraima), sendo que 14 deles registraram o seu menor índice da história. Por isso, agora, já era esperado um desaquecimento do mercado de trabalho.
Esta reportagem está em atualização.
Entenda como o desemprego é calculado no Brasil
Entenda como o desemprego é calculado no Brasil

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário