Uma empresária de 40 anos morreu na segunda-feira (7) durante uma cirurgia plástica no hospital San Gennaro, na zona leste de São Paulo. Natália Cavanellas Thomazella sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu na sala de operação.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso foi registrado como morte suspeita no 42° DP (Parque São Lucas), e o boletim de ocorrência foi aberto pela irmã da vítima.
Conforme nota da SSP, a irmã de Natália compareceu à delegacia e relatou que a empresária realizava um procedimento quando sofreu uma parada cardiorrespiratória. “Ela recebeu os primeiros socorros, mas não resistiu”, diz o comunicado.
A paciente foi operada pelo cirurgião plástico Edgar Lopez, especializado em lipo HD e mamoplastia. O médico não é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Ele é formado em medicina pela Universidad Nacional Federico Villarreal, em Lima, no Peru, com revalidação do diploma pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
A defesa do profissional disse que “a paciente foi submetida a um procedimento cirúrgico eletivo, realizado em ambiente hospitalar adequado, com todos os exames pré-operatórios em conformidade, e seguindo rigorosamente os protocolos de segurança e acompanhamento médico”.
Para a equipe médica, a paciente evoluiu com uma complicação grave, compatível com embolia pulmonar. O médico diz que se trata de um evento raro, “mas reconhecido na literatura médica como possível, mesmo com todas as medidas preventivas adotadas”.
A defesa diz ainda que presta assistência à família e colabora com a investigação em curso pelo Instituto Médico-Legal (IML). “O cirurgião possui formação especializada e mais de 20 anos de experiência, atuando sempre com ética, responsabilidade e dedicação”, conclui a nota.
O Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo) diz que investiga o caso.
O Hospital San Gennaro afirma que lamenta a morte da paciente e está colaborando com as autoridades para a averiguação de todas as circunstâncias do falecimento.
Natália Cavanellas era influenciadora e empresária. Seu perfil no Instagram tem hoje 103 mil seguidores. Especialista em networking corporativo, era dona de uma agência de relações públicas. Era ainda mãe de Manoella.
Rafael Costa, marido de Natália, publicou nas redes sociais um texto em homenagem à esposa na terça-feira (8). “Todos nós sabemos a grande mulher que a Natália era. Uma mulher linda, independente, super profissional, feliz, além de tantas outras qualidades. Infelizmente, Natália nos deixou ontem, mas para sempre vai ficar nas nossas memórias e nos nossos corações.”