Página Inicial Saúde Estudo lista 17 fatores ligados a doenças cerebrais – 15/04/2025 – Equilíbrio

Estudo lista 17 fatores ligados a doenças cerebrais – 15/04/2025 – Equilíbrio

Publicado pela Redação

Pesquisadores apontaram 17 fatores modificáveis compartilhados por pelo menos duas de três doenças cerebrais —AVC (acidente vascular cerebral), demência e depressão tardia— em um estudo publicado recentemente no Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry.

O estudo revisou pesquisas publicadas entre janeiro de 2000 e setembro de 2023, procurando meta-análises previamente publicadas de fatores de risco associados a doenças cerebrais relacionadas à idade. Os pesquisadores analisaram os dados para identificar fatores modificáveis —aqueles que podem ser alterados por meio de mudanças comportamentais.

Havia associações compartilhadas por pelo menos duas das doenças em 17 categorias modificáveis. Essas incluíam pressão arterial, níveis de glicose no sangue, colesterol, consumo de bebidas alcoólicas, dieta, perda auditiva, dor, atividade física, engajamento social e estresse.

A pressão arterial alta e a doença renal grave tiveram o maior impacto negativo na incidência e carga das doenças. O envolvimento em atividades físicas e atividades de lazer com um aspecto cognitivo (por exemplo, resolver quebra-cabeças) foram os fatores mais importantes para reduzir o risco em comparação com os outros fatores.

Os autores disseram esperar que suas descobertas possam guiar estratégias preventivas e informar ferramentas para ajudar as pessoas a reduzir o risco de doenças.

Em muitos casos, os fatores modificáveis também estão conectados.

“Também é importante notar que, ao melhorar um fator de risco modificável, você muitas vezes também melhora indiretamente outros fatores de risco modificáveis”, escreve Sanjula Singh, investigadora principal do Brain Care Labs no Hospital Geral de Massachusetts, em um e mail para o The Washington Post.

“Por exemplo, aumentar a atividade física pode levar a um melhor controle da pressão arterial, melhora nos hábitos de sono e dieta, e até mesmo mais conexão social —ao se juntar a um time de esportes ou grupo de corrida.”

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário