Quando uma pessoa desenvolve tumores sólidos no estômago, esôfago ou reto, os oncologistas sabem como tratá-los. Mas as curas frequentemente vêm com graves efeitos na qualidade de vida. Isso pode incluir a remoção do estômago ou da bexiga, uma bolsa de colostomia permanente, radiação que torna os pacientes inférteis e danos duradouros da quimioterapia.
Então, um grupo de pesquisa do Memorial Sloan Kettering Cancer Center em Nova York, usando um medicamento da empresa farmacêutica GSK, tentou algo diferente.
Os pesquisadores começaram com um grupo de 103 pessoas. Os participantes do estudo estavam entre os 2% a 3% de pacientes com câncer cujos tumores deveriam responder à imunoterapia, um medicamento que supera barreiras que impedem o sistema imunológico de atacar cânceres.
Mas em ensaios clínicos, a imunoterapia não deve substituir os tratamentos padrão. Os pesquisadores, liderados pelo Luis A. Diaz Jr. e pela Andrea Cercek, decidiram administrar dostarlimab, um medicamento de imunoterapia, isoladamente.
O resultado foi impressionante e pode trazer esperança para o grupo limitado de pacientes que enfrentam esses cânceres.
Em 49 dos pacientes, que tinham câncer retal, os tumores desapareceram e, após cinco anos, não reapareceram. Os cânceres também desapareceram em 35 dos 54 pacientes que tinham outros tipos de câncer, incluindo no estômago, esôfago, fígado, endométrio, trato urinário e próstata.
De todos os 103 pacientes, os cânceres reapareceram em apenas cinco. Três receberam doses adicionais de imunoterapia e um, cujo tumor reapareceu em um linfonodo, teve o linfonodo removido. Esses quatro pacientes até agora não apresentam evidências da doença. O quinto paciente recebeu imunoterapia adicional que fez o tumor diminuir.
Os investigadores relataram seus resultados na reunião anual da Associação Americana para Pesquisa do Câncer e em um artigo publicado no The New England Journal of Medicine.
O medicamento custa cerca de US$ 11 mil (R$ 62,2 mil) por dose nos Estados Unidos, e os pacientes precisam de nove infusões ao longo de seis meses.