O Governo de São Paulo anunciou a mudança do comandante-geral da Polícia Militar. O novo chefe da PM é o coronel José Augusto Coutinho, ex-comandante da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar).
Ele assume o comando-geral da Polícia Militar com 33 anos de experiência na corporação. Antes disso, foi comandante do Policiamento de Choque, do 1º Batalhão de Polícia de Choque Tobias de Aguiar (Rota), do 4º Batalhão de Polícia de Choque — Operações Especiais e chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento de Choque.
Coutinho ingressou na PM em janeiro de 1992. Graduado em Educação Física, o oficial é doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar.
Antes de ser promovido, Coutinho era subcomandante da corporação. O posto será assumido pelo coronel Erick Gomes Bento, atual chefe do gabinete do comando-geral da PM.
O ex-comandante-geral, coronel Cássio Araújo de Freitas, vai se aposentar após dois anos e quatro meses na liderança da corporação. A informação com a mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (17).
No último mês de fevereiro, o Freitas completou cinco anos como coronel da PM e entra para a reserva da corporação.