Página Inicial Política Flávio entrega a enviado de Trump dossiê que liga facções ao terrorismo

Flávio entrega a enviado de Trump dossiê que liga facções ao terrorismo

Publicado pela Redação

Integrantes da comitiva americana enviada pelo ex-presidente Donald Trump ao Brasil se reuniram nesta segunda-feira (5) com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), presidente da Comissão de Segurança Pública do Senado. O parlamentar brasileiro apresentou um dossiê elaborado pelas Secretarias de Segurança Pública do Rio de Janeiro e de São Paulo, que relaciona as atuações das facções Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) ao terrorismo.

A reunião contou também com a presença do presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, Paulo Bilynskyj (PL-SP). A comitiva é liderada por David Gamble, chefe interino da Coordenação de Sanções do governo norte-americano, que não esteve presente no primeiro encontro.

“O que nós tratamos aqui é que eu pedi ao governador Cláudio Castro [PL-RJ] um relatório de inteligência sobre expansão de grupos brasileiros, em especial de tráficos de armas e drogas, mais especificamente o CV e o PCC, sobre as vinculações deles com organizações criminosas internacionais, como Hezbollah”, afirmou o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo Flávio, a ida de um grupo de parlamentares brasileiros a Washington para discutir o tema e apresentar “quem são os criminosos brasileiros” e “como seus tentáculos chegaram também aos Estados Unidos” foi solicitada ao representante da comitiva americana na reunião, Ricardo Pita.

Jair Bolsonaro

Sobre um possível encontro entre os integrantes da comitiva e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador afirmou que quem está articulando a reunião é seu irmão, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que se mudou para os Estados Unidos.

Jair Bolsonaro se recupera em casa após passar alguns dias internado na UTI do hospital DF Star, em Brasília, após uma cirurgia de 12 horas no estômago.

Sanções ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) não foram discutidas, ainda segundo o senador bolsonarista.

Nota da embaixada americana

Segundo nota divulgada pela embaixada americana no Brasil, o objetivo da missão é “fortalecer a cooperação bilateral no enfrentamento de organizações criminosas transnacionais, bem como os programas de sanções dos EUA voltados ao combate ao terrorismo e ao tráfico de drogas, contribuindo para a proteção dos cidadãos americanos e brasileiros, em alinhamento com a agenda America First”.

Veja a nota na integra:

“Visita da delegação chefiada pelo chefe interino da Coordenação de Sanções do Departamento de Estado.

Entre os dias 5 e 7 de maio, o chefe interino da Coordenação de Sanções do Departamento de Estado, David Gamble, lidera uma delegação oficial em visita ao Brasil. A missão tem como objetivo fortalecer a cooperação bilateral no enfrentamento de organizações criminosas transnacionais, bem como os programas de sanções dos EUA voltados ao combate ao terrorismo e ao tráfico de drogas, contribuindo para a proteção dos cidadãos americanos e brasileiros, em alinhamento com a agenda America First.

Desde o início do ano, a parceria bilateral em segurança tem produzido resultados concretos: mais de 70 toneladas de cocaína destinadas ao exterior foram apreendidas; um cidadão brasileiro, responsável pelo contrabando de centenas de pessoas para os Estados Unidos, foi preso em território americano; mais de 200 traficantes de animais silvestres tiveram sua entrada no país impedida; e, em cooperação com as autoridades brasileiras, 12 criminosos procurados que tentavam obter vistos para os EUA foram capturados.

A delegação também inclui um assessor sênior do Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental, Ricardo Macedo Pita, e um assessor sênior do Escritório de Coordenação de Sanções. Conforme a prática de longa data do governo americano, os membros da delegação se reunirão com uma série de interlocutores no Brasil.”

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário