A resposta é uma consolidação de vários links que o Google lê e a partir dos quais organiza as informações ao usuário que perguntou. A empresa diz que seu mecanismo consegue ler centenas de páginas e processar informações para gerar um “relatório a nível de especialista”, com referências completas. Chama a atenção que o resultado são tabelas, imagens e o detalhamento solicitado na busca.
A crítica da News/Media Alliance é que os links ficam escondidos nos resultados. “Os links eram a última qualidade redentora das buscas que garantiam tráfego e receita aos veículos de notícias”, informa o comunicado da associação. A entidade diz ainda que espera que o Departamento de Justiça dos EUA “resolvam isso para evitar que uma única empresa continue dominando a internet”.
Até então, estava disponível o AI Overview, que gerava uma resposta para quando uma pergunta objetiva era feita. A novidade do Modo IA aprofunda a cessão de resposta para os usuários. Site norte-americano “Search Engine Roundtable” diz que o Google tem testado nos EUA não exibir links nos previews de busca.
Por que importa?
O Google tem alterado a forma como as pessoas fazem busca: em de links, empresa quer dar respostas diretas. Há alguns anos, a empresa já tem feito resumos dependendo da busca realizada, porém este movimento do “modo IA” índica uma mudança maior.