Página Inicial Negócios Governo cria programa de reavaliação de benefícios para reduzir fila no INSS

Governo cria programa de reavaliação de benefícios para reduzir fila no INSS

Publicado pela Redação

Medida provisória foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) e institui o ‘Programa de Gerenciamento de Benefícios’. Segundo o governo, ele ainda precisa ser regulamentado. O governo federal publicou nesta quarta-feira (16) uma medida provisória (MP) em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) em que institui o “Programa de Gerenciamento de Benefícios” dentro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O objetivo do programa é reavaliar e revisar benefícios previdenciários e assistenciais. A medida busca reduzir a fila de atendimento no INSS.
INSS tem fila com mais de 2 milhões de pedidos pra serem analisados
Segundo o governo, o programa ainda necessita de regulamentação, que será feita por meio de portaria interministerial do Ministério da Gestão e do Ministério da Previdência Social.
Remuneração extraordinária
De acordo com o Ministério da Previdência Social, o programa, que terá duração de um ano (prorrogável uma vez, desde que não ultrapasse 31 de dezembro de 2026), contempla o pagamento de uma remuneração extraordinária aos servidores.
O valor será de:
R$ 68 por processo concluído;
R$ 75 por perícia, ou análise documental, terminada.
“Servidores em greve ou com compensação de horas não terão direito aos pagamentos, o que pode gerar conflitos laborais”, informou o Ministério da Previdência Social.
Os pagamentos, entretanto, estão sujeitos à autorização orçamentária anual, o que pode, segundo o Ministério da Previdência, “limitar sua efetividade”.
“Não serão pagos em casos de horas extras, adicionais noturnos ou compensação por greve”, acrescentou o governo.
Serão priorizados processos com prazos expirados (judiciais ou acima de 45 dias), avaliações sociais do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e serviços médico-periciais em unidades com deficiência de atendimento.
Fila do INSS e de benefícios sociais
No começo deste mês, dados do governo, relativos a dezembro de 2024, apontaram que mais dois milhões de requerimentos por benefícios sociais e da Previdência estavam aguardando análise (veja vídeo acima)
Segundo o governo, o aumento na fila ocorreu principalmente por conta de três fatores: a greve de servidores no segundo semestre de 2024, a falta de documentação e pedidos refeitos depois de negados.
Em julho de 2023, o governo criou um programa para cumprir a promessa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de acabar com a fila de espera dos pedidos de benefícios do INSS.
A medida provisória permitia deslocar funcionários para unidades com maior carência no atendimento e autorizava o governo a pagar bônus de produtividade aos servidores e médicos peritos.
Segundo o INSS, nos primeiros oito meses do programa, a fila de espera por benefícios caiu de 1,8 milhão de pedidos para pouco mais de 1,3 milhão.
A fila voltou a aumentar a partir de julho de 2024. Em novembro de 2024, último mês com dados disponíveis, chegou a quase 2 milhões de pessoas.

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário