Apostando que o impulso se manterá, Microsoft e Alphabet decidiram aumentar os investimentos na área para aliviar a escassez de capacidade que limitou a capacidade de atenderem à crescente demanda por serviços de IA, mesmo após vários trimestres de gastos de vários bilhões de dólares.
Os resultados oferecem o sinal mais claro de que a IA está emergindo como um mecanismo de crescimento primário, embora a jornada de monetização ainda esteja em seus primeiros dias, disseram investidores e analistas.
O comentário otimista também é um bom presságio para a Amazon.com, o maior provedor de computação em nuvem dos Estados Unidos, que divulgará resultados nesta quinta-feira após o fechamento dos mercados, e ressalta como o aumento da demanda pela nova tecnologia está as empresas do setor da incerteza econômica causada pela guerra de tarifas de importação.
“Enquanto empresas como Alphabet e Meta correm para cumprir a promessa da IA, os investimentos estão surpreendentemente altos e permanecerão elevados em um futuro próximo”, disse Debra Aho Williamson, fundadora e analista-chefe da Sonata Insights.
Mas se seus negócios principais continuarem fortes, “eles ganharão mais tempo com os investidores e terão confiança de que os bilhões que estão sendo gastos em infraestrutura, talentos e outras despesas relacionadas à tecnologia valerão a pena”, acrescentou ela.
As ações da Microsoft subiam mais de 6% nesta quinta-feira. O movimento fazia a companhia ultrapassar os US$4 trilhões em valor de mercado, um marco que apenas a gigante dos chips Nvidia havia alcançado antes dela.