Página Inicial Tecnologia IA vai matar a busca e a publicidade na internet?

IA vai matar a busca e a publicidade na internet?

Publicado pela Redação

Quando você faz uma pesquisa no Google, o buscador retorna links que dão acesso a conteúdos originais. Quando você clica em um deles, o site recebe o tráfego e tem ganhos direitos – como a venda de anúncios – e indiretos – os autores ficam conhecidos, por exemplo.

Porém, quando uma pesquisa acontece nesses mecanismos de busca com IA, é um bot que acessa o site, mastiga o conteúdo e entrega uma resposta pronta para o usuário final. Embora a IA possa até apontar a fonte, a qualidade dessas respostas prontas geralmente é boa o suficiente para que os usuários fiquem satisfeitos e não precisem consultar o conteúdo original.

Sem click, sem tráfego e sem venda de anúncios, os sites têm seus conteúdos usados sem contrapartidas. Ou seja, a IA vira um agregador de informação que concentra o tráfego dos usuários com base na produção de terceiros. Inclusive, os próprios criadores de conteúdos estão reagindo e criando maneiras para bloquear esse uso, conforme escrevi em outra coluna.

O fato é que esse modelo não é sustentável economicamente. Qual será a motivação de continuar produzindo conteúdo se o retorno só diminui? Precisamos discutir modelos alternativos de remuneração para que os fundamentos da economia digital, muitos deles baseados em anúncios, não sejam implodidos.

E o curioso é que começamos a encontrar evidências de que o próprio processo de publicidade também passará por uma ruptura.

Na semana passada, Mark Zuckerberg deu um panorama da sua visão para o futuro do mercado digital. Em entrevista ao podcast Stratechery, ele fez uma previsão de que em breve as empresas poderão procurar diretamente a Meta para criar imagens e vídeos para anúncios.

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário