Página Inicial Negócios Italiana Moto Morini lança três modelos e promete mais duas trail para 2026; veja os preços

Italiana Moto Morini lança três modelos e promete mais duas trail para 2026; veja os preços

Publicado pela Redação


Marca chega ao Brasil com Seiemmezzo, Calibro e X-Cape, além de R$ 250 milhões de investimento para início das operações no país. Confira as motos desta nova concorrente de Honda e Yamaha. Morini Calibro 650 é uma custom de média cilindrada
Divulgação | Moto Morini
A Moto Morini, nova marca italiana de motocicletas de média e alta cilindrada, divulgou nesta quarta-feira (28) os preços dos três primeiros modelos que serão comercializados no Brasil e confirmou a chegada de duas novas trail para o primeiro trimestre de 2026.
Os modelos Seiemmezzo, X-Cape e Calibro já estavam confirmados para o mercado brasileiro, como mostrou o g1 em novembro. A primeira, inclusive, será oferecida em duas versões: STR (Street) e SCR (Scrambler). De acordo com a fabricante, a montagem dos modelos teve início na quarta-feira, 7 de maio.
Veja os preços das motos que terão pré-venda iniciada nesta quinta-feira (29):
Seiemmezzo 650 Street: R$ 45.990;
Seiemmezzo Scramble: R$ 47.990;
Calibro 700 Custom: R$ 46.990;
Calibro 700 Bagger : R$ 50.990;
X-Cape Alloy: R$ 47.990;
X-Cape Spoke (com roda raiada prata): R$ 49.990;
X-Cape Gode Edition(com roda raiada) dourada: R$ 51.990;
As motocicletas estarão expostas no estande da marca durante o Festival Interlagos, que ocorre no autódromo de São Paulo entre os dias 29 de maio e 1º de junho. No evento, o público poderá pilotar, assistir a competições, conferir lançamentos de grandes marcas e visitar exposições.
Hunther Hofstatter, diretor de vendas da Morini Brasil, também anunciou a chegada de mais duas trail no primeiro trimestre do próximo ano: a X-Cape 1200 — uma versão mais potente e robusta (bigtrail) da já confirmada X-Cape 650 — e a Alltrhike 450.
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A X-Cape 1200 contará com motor V2 de 125 cv de potência e torque de 10,7 kgfm, com lançamento previsto para 2026, posicionando-se como concorrente das bigtrails da Triumph e BMW. O modelo possui tanque de 23 litros.
A Triumph Tiger 1200 tem preços que variam entre R$ 88.990 e R$ 122.490, enquanto a BMW R 1300 GS custa entre R$ 99.990 e R$ 136.500. É nessa faixa de valor que a X-Cape 1200 deve se posicionar.
Já a Alltrhike 450 — uma opção abaixo da X-Cape 1200 — é voltada para quem busca aventuras off-road. Equipada com motor bicilíndrico de 44 cv, possui rodas de 21 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, facilitando a superação de obstáculos em terrenos acidentados.
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A empresa projeta estar entre as 10 marcas mais vendidas do Brasil em até três anos. Segundo a Morini, serão investidos R$ 250 milhões para o início das operações no país.
Esse investimento será aplicado nos três primeiros anos de operação, contemplando a estruturação da cadeia produtiva, os processos de distribuição, a formação da rede de concessionárias e o posicionamento da marca no mercado brasileiro.
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Confira as características de cada modelo
Moto Morini inicia montagem de motos em Manaus
Divulgação | Morini
Seiemmezzo
Naked deve disputar espaço com a Honda CB 650R
Assim como o primeiro modelo da marca, a “três e meio”, a Seiemmezzo (do italiano, seis e meio) tem esse nome devido à sua cilindrada de 650 cm³.
Nos mercados mencionados, ela é comercializada em duas versões: STR (street) e SCR (scrambler). Ambas possuem o mesmo motor, que gera 60 cv de potência e 5,4 kgfm de torque, permitindo uma velocidade máxima de 170 km/h.
A versão street apresenta um visual mais urbano, enquanto a scrambler aposta em um estilo voltado para o off-road, com guidão mais elevado e pneus mistos. A Seiemmezzo se encaixa na categoria das Naked e compete com a Honda CB 650R, que custa R$ 52.590.
X-Cape
Trail da marca italiana terá motor de 650 cilindradas
Apesar de ter um motor de mesma cilindrada, a X-Cape tem um apelo mais aventureiro e compete no segmento das trail, motos voltadas para trilhas. É a moto mais vendida da marca internacionalmente.
O motor entrega 60 cv de potência e 5,6 kgfm de torque. Para segurança, há freios da marca Brembo. Embora não seja projetada para off-road pesado, suas rodas de 19 polegadas na dianteira indicam que pode superar obstáculos maiores.
Os modelos vendidos em países vizinhos possuem um painel de instrumentos com tela TFT de sete polegadas. O motor também é de 650 cilindradas, como na Seiemmezzo, o que sugere que ela deve competir com a Triumph Tiger Sport 660 (R$ 56.990) e BMW F 800 GS (R$ 66.900).
Calibro 700
Custom Calibro chega para disputar espaço com os modelos da Royal Enfield
Para marcar posição na categoria das custom, a Morini deve trazer a Calibro, uma estradeira com motor de 693 cilindradas, pedaleiras avançadas para maior conforto em viagens longas e iluminação totalmente em LED.
Ela será a mais potente, com 70 cv e 6,8 kgfm de torque. O tanque, assim como na Seiemmezzo, tem capacidade de 15 litros. O quadro de instrumentos é mais simples que o da X-Cape, com um conta-giros analógico e um pequeno painel digital para velocidade e nível de combustível.
Com essas características, a Calibro deve competir com a Royal Enfield Super Meteor 650, que custa cerca de R$ 34.990. Haverá ainda uma versão com maletas laterais integradas e para-brisa elevado.
Moto Morini começará a produzir no Brasil a partir do segundo semestre de 2025
Divulgação | Moto Morini
Fábrica em Manaus
A marca italiana oferece motos que variam de 650 a 1200 cilindradas, abrangendo desde modelos custom até trail. Essas motocicletas chegam para competir com marcas premium como Triumph, BMW e Harley-Davidson.
“Não poderia ser fora da Zona Franca de Manaus. É o mercado mais relevante, onde a estrutura fabril e industrial está estabelecida, e onde a mão de obra se encontra. Isso nos permite trazer mais competitividade nos preços e agressividade na produção”, afirmou Gunther Hofstatter, diretor de vendas da Moto Morini Brasil.
Segundo ele, as peças serão produzidas na Itália e a montagem será feita no Brasil. “Eliminamos o risco de falta de peças, uma vez que a montagem será nacional”.
“A escolha dos primeiros modelos é fruto de um compromisso com o mercado, de oferecer motos premium. Com o tempo, novos modelos entrarão em linha de montagem e vamos estreitar cada vez mais essa relação”, disse Gunther.
A produção se iniciou pelo processo de CKD (Completely Knocked Down), no qual as motos são montadas localmente a partir de kits importados. Assim acontece com grande parte da indústria de motocicletas que vem de fora do país, como Shineray, Royal Enfield, Haojue, Suzuki, entre outras.
“O modelo CKD demonstra que a Moto Morini veio para ficar. Ele permite não só preços mais agressivos como também a adaptação do produto às nossas condições, como o tipo de combustível e o clima.”
“Já começamos com uma boa parcela de componentes nacionalizados, e isso vai aumentar com a entrada de modelos de menor cilindrada, como os de 350 e 450 cilindradas”, detalhou o diretor da Morini.
A Morini traz três modelos, mas possui mais de 12 modelos no portfólio global. A marca pretende trazer todos para o país, eventualmente. “São motos que vão de 350 a 1.200 cilindradas, nos mais diversos estilos, do touring ao adventure”, disse.
Lojas
De acordo com comunicado, as primeiras concessionárias da Morini abrirão as portas a partir no final de junho, em Santo André, na região metropolitana de São Paulo.
Até outubro, serão abertas as lojas de São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Em 2026, serão contempladas as cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia e Campinas (mudando os planos iniciais, que informavam que as primeiras lojas abririam em julho de 2025 em São Paulo, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos).
“No ano seguinte, a marca continuará sua expansão para mais estados do Sudeste e para o Distrito Federal. A região Sul será contemplada durante a terceira fase da nossa expansão, em 2027”, afirmou o diretor de vendas.
Ainda de acordo com Hofstatter, que também é diretor de pós-vendas da Morini Brasil, “o consumidor brasileiro busca uma experiência, uma imersão em uma cultura. Nossa rede será treinada para oferecer atendimento de alto padrão e um pós-venda ágil e eficiente, com peças disponíveis e suporte técnico rápido”.
Origem
A Moto Morini tem origem na Itália e foi fundada em 1937 em Bolonha. São quase 90 anos de história. Afonso Morini era um mecânico, designer e piloto que produzia motos voltadas para corridas.
A fábrica foi totalmente destruída na Segunda Guerra Mundial, mas retornou pouco depois do fim do conflito. Atualmente, a sede da empresa fica em Trivolzio, na região da Lombardia, no norte italiano.
Contudo, parte de seu parque industrial está em Taizhou, na China. A Morini está presente em 55 países.
Funcionários começam a montar as primeiras unidades das motocicletas da Morini no Brasil
Divulgação | Morini
Nova Honda CG 160 2025

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