Página Inicial Tecnologia Laboratório de chips imec mira processadores de IA “programáveis”

Laboratório de chips imec mira processadores de IA “programáveis”

Publicado pela Redação

“Há um enorme risco inerente de ativos irrecuperáveis porque, quando o hardware de IA estiver finalmente pronto, a comunidade de software de IA em rápida evolução poderá ter tomado um rumo diferente”, disse ele.

Alguns, como a OpenAI, seguiram o caminho da criação de chips personalizados para acelerar a inovação. No entanto, essa estratégia é arriscada e antieconômica para a maioria, disse Van den hove.

A empresa de pesquisa e desenvolvimento sediada em Leuven, na Bélgica, é pioneira em muitas inovações em semicondutores que fabricantes de chips como TSMC e Intel costumam adotar amplamente anos depois.

À medida que o setor de IA vai além dos grandes modelos de linguagem para a IA agêntica e a IA física para aplicações médicas ou de direção autônoma, Van den hove vê os futuros chips reagrupando todos os recursos necessários em blocos de construção chamados supercélulas.

“Uma rede no chip orientará e reconfigurará essas supercélulas para que possam ser rapidamente adaptadas aos mais recentes requisitos de algoritmo”, disse Van den hove.

Isso exigirá um verdadeiro empilhamento tridimensional, uma técnica de fabricação em que as camadas de silício lógico e de memória são unidas, acrescentou.

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário