O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presenteou o presidente da Angola, João Lourenço com uma obra do fotógrafo mineiro Sebastião Salgado. O artista morreu nesta sexta-feira (23), aos 81 anos.
A obra presenteada foi “Estátua de Maria Fonte”, mulher por trás da revolta popular portuguesa de 1846. A fotografia foi feita em Nova Lisboa, atual Huambo, na Angola, em 1975.
A fotografia representou um momento histórico do país, pouco após sua independência de Portugal, conquistada no mesmo ano. Maria da Fonte foi uma figura emblemática da resistência popular portuguesa.
O presidente angolano realiza uma visita de Estado ao Brasil, durante a Semana da África no Brasil. Ele também participou de evento realizado pelo Itamaraty com países africanos para discutir ações de segurança alimentar.
Minuto de silêncio
O presidente Lula lamentou a morte do fotógrafo. O chefe do Executivo estava reunido no Palácio do Planalto com o presidente de Angola, João Lourenço, quando recebeu a notícia.
“Diante da alegria de receber o João Lourenço aqui, a gente ficou sabendo de uma notícia muito triste porque eu até queria, numa homenagem, pedir um minuto de silêncio pela morte do companheiro Sebastião Salgado, certamente se não o maior, um dos maiores e melhores fotógrafos que o mundo já produziu”, disse Lula em declaração à imprensa ao lado líder africano.
O fotógrafo morreu em Paris. A causa da morte não foi divulgada.