Página Inicial São Paulo Marinha alerta para ondas de até 2,5 metros no litoral de SP e RJ; entenda

Marinha alerta para ondas de até 2,5 metros no litoral de SP e RJ; entenda

Publicado pela Redação

A Marinha do Brasil emitiu um alerta para ressaca marítima entre Ubatuba, litoral norte de São Paulo, e Arraial do Cabo, na costa do Rio de Janeiro, com ondas que podem atingir até 2,5 metros de altura na noite desta sexta-feira (23).

A instabilidade do tempo é causada pela passagem de uma frente fria, que favorece a formação de nuvens carregadas e o aumento da umidade no leste de São Paulo e Rio de Janeiro. A configuração dos ventos após a passagem do sistema também contribui para a intensificação da chuva e do mar agitado.

Segundo a Climatempo, além da ressaca, está prevista a chegada da primeira grande onda de frio do ano entre o final de maio e o início de junho de 2025, trazendo temperaturas negativas no Sul do Brasil, geada generalizada e friagem na Região Norte.

Esta sexta-feira (23), será marcada por tempo severo no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. A atuação de uma frente fria, combinada com o forte transporte de umidade do oceano para o continente, mantém as regiões em risco para chuva volumosa.

As cidades do litoral norte paulista e da Costa Verde fluminense, como Paraty e Angra dos Reis, estão na rota da chuva mais intensa.

Maiores acumulados de chuva previstos:

Rio de Janeiro:

  • Paraty: 60 mm
  • Angra dos Reis: 60 mm
  • Rio de Janeiro (capital): 25 mm
  • Nova Iguaçu: 25 mm

São Paulo:

  • Ubatuba: 60 mm
  • São Sebastião: 25 mm
  • Caraguatatuba: 25 mm
  • Ilhabela: 25 mm

No sábado (24), a frente fria começa a se afastar, mas o tempo permanece instável, com possibilidade de chuva fraca a moderada, principalmente no litoral fluminense. Em São Paulo, a chuva perderá intensidade em comparação com a sexta-feira (23).

Frente fria

Uma potente massa de ar de origem polar deve atingir o Brasil entre o final de maio e o início de junho de 2025, trazendo a primeira grande onda de frio do ano. As informações são da Climatempo.

A previsão indica temperaturas negativas na Região Sul, geada generalizada e friagem na Região Norte. O avanço continental da massa de ar frio, deslocando-se pelo interior do continente, poderá causar temperaturas baixas em áreas do Sudeste e Centro-Oeste.

A onda de frio pode ocorrer em dois pulsos. O primeiro, previsto para o dia 27 de maio, trará chuva sobre o Sul do Brasil , avançando para outras áreas. O segundo no início de junho, deve levar o ar frio para as regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Os primeiros dias de junho podem apresentar recordes de baixa temperatura nos estados afetados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e partes do Norte, com possibilidade de um novo recorde de menor temperatura de 2025 no Brasil. Além disso, há previsão de mar agitado e ressaca no litoral do Sul e Sudeste, devido à formação de um ciclone extratropical.

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário