Página Inicial Tecnologia Meta lança aplicativo rival do CapCut

Meta lança aplicativo rival do CapCut

Publicado pela Redação

Após apresentar uma prévia no início do ano, a Meta lançou oficialmente seu novo app para edição de vídeos: o Edits. O aplicativo é, segundo Adam Mosseri, CEO do Instagram, “um conjunto completo de ferramentas criativas” que pode auxiliar criadores de conteúdo na produção de seus vídeos para redes sociais.

A ideia é oferecer uma nova opção para influenciadores que atuem em todas as redes sociais, incluindo as que não são de propriedade da Meta. Como observado por muitos no anúncio de janeiro, a nova ferramenta da empresa lembra muito o CapCut, editor muito popular entre editores amadores.

Ao contrário das ferramentas de edição nativa do Instagram, é possível utilizar recursos mais avançados, como inteligência artificial (IA) para gerar animações a partir de imagens estáticas, por exemplo. Há alguns meses, Mosseri também afirmou que a aplicação é mais voltada para criadores de conteúdo do que usuários que editam vídeos casualmente. Por isso, apresenta alguns recursos mais “profissionais”.

Edits x CapCut

O Edits surge em meio à indefinição a respeito da permanência do TikTok nos Estados Unidos. Isso porque o assunto está longe de ter uma resolução. Caso a plataforma de vídeos curtos seja banida, o CapCut, que também é de propriedade da ByteDance, ficará indisponível para acesso nos EUA.

Neste momento, as negociações estão ainda mais difíceis. Isso porque a China faz jogo duro para autorizar a venda para investidores norte-americanos em retaliação ao tarifaço imposto pelo governo Trump. No início do mês, o presidente adiou o prazo para a venda da rede social no país por mais 75 dias para. Dessa forma, ele aumentou as chances de um desfecho favorável aos 170 milhões de usuários nos EUA do app chinês.

Não é a primeira vez que a Meta aproveita polêmicas envolvendo plataformas digitais para lançar um novo app. Em 2023, por exemplo, a empresa chefiada por Mark Zuckerberg tentou capitalizar a insatisfação em torno do X/Twitter lançando seu próprio microblog, o Threads.

A estratégia se provou um acerto para a empresa, que conseguiu 100 milhões de usuários em apenas 5 dias. Agora, o app possui 320 milhões de usuários ativos e segue realizando melhorias para estar na frente de seus concorrentes e reter seu público.

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário