Meus dentes inferiores ficaram muito mais tortos nos últimos anos. Isso foi uma surpresa. E alguns amigos na meia-idade relataram o mesmo. Então, liguei para Leila Jahangiri, chefe de prótese dentária da Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York, e perguntei se isso era comum. Não é incomum que os dentes “mudem e se desloquem” com o envelhecimento, disse ela, e isso tende a ocorrer mais nos dentes inferiores do que nos superiores.
Minha conversa com Jahangiri me fez pensar: existem outras maneiras surpreendentes pelas quais mudamos à medida que envelhecemos? Eis o que os especialistas disseram.
Sua voz pode mudar
À medida que os adultos envelhecem, suas cordas vocais frequentemente se tornam mais finas e menos flexíveis, e podem não fechar com tanta firmeza, diz Ted Mau, diretor do centro de voz do Centro Médico UT Southwestern. Como resultado, sua voz pode se tornar mais fraca ou mais rouca.
A idade pode afetar as vozes de homens e mulheres de maneiras diferentes, acrescenta Mau. Alguns homens podem perceber que suas vozes ficam mais agudas, disse ele. Mudanças hormonais em mulheres mais velhas podem fazer com que suas vozes fiquem mais graves.
Se mudanças na sua voz afetam seu bem-estar, ou se você tiver mudanças abruptas na voz, Mau recomenda visitar um médico otorrinolaringologista.
Você vai encolher
A maioria das pessoas fica mais baixa com o envelhecimento, começando por volta dos 40 anos. Mas pesquisas mostram que homens e mulheres perdem altura de maneira diferente: aos 70 anos, os homens perderão em média 2,5 centímetros, enquanto as mulheres perderão cerca de 5 centímetros. E depois dos 80? Você provavelmente perderá mais 2,5 centímetros.
Ardeshir Hashmi, chefe de seção do Centro de Medicina Geriátrica da Cleveland Clinic, afirma que você pode ser capaz de desacelerar esse processo, em parte, mantendo-se fisicamente ativo e fazendo exercícios com peso que fortaleçam seu core e estimulem o crescimento ósseo, além de obter cálcio e vitamina D suficientes em sua dieta. Se você tiver preocupações, consulte seu médico, diz ele.
Suas enxaquecas podem diminuir
As mulheres têm duas a três vezes mais probabilidade de ter enxaquecas do que os homens, e seus episódios são mais frequentes e duram mais. Mas há uma boa notícia: as enxaquecas podem diminuir após a menopausa.
“A maioria das mulheres relata que suas enxaquecas melhoram”, diz Seniha Nur Ozudogru, neurologista da Penn Medicine. “Elas têm frequência reduzida, gravidade reduzida e podem até não ter mais crises de enxaqueca.”