Benefícios e riscos das redes sociais
Em entrevista ao Vatican News em 2023, Prevost falou sobre os benefícios das redes. “As redes sociais podem ser um instrumento importante para comunicar a mensagem do Evangelho a milhares de pessoas”, analisou.
Entretanto, ele alertou que as pessoas devem estar preparadas para usá-las bem. “O mundo atual, que está em constante mudança, apresenta situações em que realmente temos que pensar várias vezes antes de falar ou antes de escrever uma mensagem no Twitter, para responder ou mesmo apenas para fazer perguntas de forma pública, à vista de todos. Às vezes, há o risco de alimentar divisões e controvérsias”, comentou.
Por fim, Prevost lembrou da grande responsabilidade existente no uso correto da internet. Ele afirmou que usar as redes sociais “é uma oportunidade, mas também um risco. E pode prejudicar a comunhão da Igreja. Por isso, é preciso ter muita cautela no uso desses meios”.
Papas conectados
Em 2012, o papa Bento 16 publicou no Twitter (hoje, X) pela primeira vez. A conta oficial @Pontifex na plataforma, usada por ele para se dirigir aos fiéis, dispõe de versões em nove idiomas (inclusive em português). O papa Francisco também usou a conta com frequência.