Página Inicial Tecnologia Os obstáculos da Apple para fabricar iPhones nos EUA

Os obstáculos da Apple para fabricar iPhones nos EUA

Publicado pela Redação

O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, disse à CBS no mês passado que o trabalho de “milhões e milhões de seres humanos que apertam pequenos parafusos para fabricar iPhones” viria para os EUA e seria automatizado, criando empregos para trabalhadores especializados. Mais tarde, porém, ele disse à CNBC que Cook lhe afirmou que para isso seria necessária uma tecnologia ainda não disponível no país.

“Ele disse: Eu preciso ter braços robóticos, fazer isso em uma escala e com uma precisão que eu possa trazer para cá. E no dia em que eu vir isso disponível, ele virá para cá”, disse Lutnick.

A maneira mais rápida para o governo Trump pressionar a Apple por meio de tarifas seria usar o mesmo mecanismo legal por trás da punição de sobretaxas instituídas para uma ampla faixa de importações, disseram especialistas.

A lei, conhecida como International Emergency Economic Powers Act (IEEPA), permite que o presidente dos EUA tome medidas econômicas após declarar uma emergência que constitua uma ameaça incomum e extraordinária aos EUA.

“Não há nenhuma autoridade legal clara que permita tarifas específicas para empresas, mas o governo Trump pode tentar encaixá-las em suas autoridades de poder emergencial”, disse Sally Stewart Laing, sócia da Akin Gump em Washington. Outros meios de impor tarifas específicas a uma empresa dependem de longas investigações, disse Laing.

Mas as tarifas apenas sobre a Apple “proporcionariam uma vantagem competitiva para outros fabricantes importantes, o que prejudica os objetivos de Trump de trazer a produção para os EUA”, disse Laing.

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário