Pouco depois de um estudo indicar avanços na criação de uma espécie de vacina universal contra o câncer, neste domingo (20) veio a notícia da morte da cantora e empresária Preta Gil, aos 50 anos; ela tratava um câncer colorretal desde janeiro de 2023.
As notícias mostraram que o cenário da doença tem motivos de esperança, mas também desafios para o diagnóstico e o tratamento. Isso em um quadro de aumento de casos entre adultos jovens: estudo publicado no BMJ Oncology analisou 29 tipos de câncer em mais de 200 países e identificou que a incidência entre pessoas com menos de 50 anos aumentou 79% entre 1990 e 2019.
Descobertas similares estimulam o desenvolvimento de novas pesquisas, para tentar deixar mais claras as causas disso. Fatores de risco como má alimentação, sedentarismo e tabagismo, além da predisposição genética, ajudam a explicar parte dos casos —mas, segundo os cientistas, não explicam todos os diagnósticos.
O episódio desta terça-feira (22) do Café da Manhã tira dúvidas e traz informações sobre o tratamento de câncer hoje. O entrevistado é o oncologista Paulo Hoff, professor titular da Universidade de São Paulo e presidente de oncologia da Rede D’Or.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Gustavo Luiz e Laura Lewer. A edição de som é de Thomé Granemann.